Cirurgia de implante guiada é solução perfeita para reabilitação do sorriso

Dizem que um belo sorriso é o maior cartão de visitas que uma pessoa pode ter e, por isso, o cuidado bucal faz toda a diferença tanto para a vida pessoal como a profissional. Mas nem todo mundo tem acesso a tratamentos eficazes ou investe tempo para cuidar desse bem.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2020), mostrou que cerca de 34 milhões de brasileiros adultos (acima dos 18 anos) perderam 13 ou mais dentes, e 14 milhões vivem sem nenhum, devido a perdas ao longo da vida. 

Na maioria dos casos, a perda de dentes é ocasionada pela má higiene, doença periodontal, cárie e acidentes, como explica a Cirurgiã-Dentista Géssica Oliveira. De acordo com a profissional, formada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Implante e Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia, os avanços da medicina permitem que hoje esses dentes sejam recuperados de forma minimamente invasiva por meio da implantodontia. 

“A cirurgia guiada é uma tecnologia já utilizada na medicina moderna e que agora vem sendo muito útil também na implantodontia pela sua segurança, e por ser confortável para os pacientes, pois na maioria dos casos é realizada sem cortes, sendo feita apenas uma pequena perfuração na gengiva. Apesar de eu já trabalhar com essa tecnologia há algum tempo, vejo que ainda é pouco utilizada na região Oeste do estado”, conta a profissional.

O procedimento é considerado revolucionário e é indicado para desdentados totais ou parciais. A técnica foi desenvolvida através das tecnologias aplicadas nos sistemas de captação de imagens, a exemplo de tomografias, scanners intraorais e impressoras 3D: “Destaco o alto nível de previsibilidade quando aderimos a este tratamento, além da segurança, já que todo o planejamento é feito com base em exames minuciosos”, conta Dra. Géssica.

A dentista ressalta que o procedimento é capaz de reabilitar a função mastigatória e contribui diretamente na recuperação da autoestima e do bem-estar: “A técnica permite menor tempo cirúrgico, maior precisão e menor dose anestésica, contribuindo para uma cicatrização mais rápida, diminuição da dor, edema e um pós-operatório mais tranquilo”.

Foto: Divanildo Silva

  • Compartilhe: