Especialistas do Instituto Sponchiado dão dicas para diminuir a retenção de líquidos

Carol Pacheco (Foto: Divanildo Silva)

A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo. As mulheres geralmente são bastante atingidas pelo inchaço, principalmente durante o período pré-menstrual. Isso acontece devido às alterações hormonais que ocorrem no organismo durante esses períodos.

Outros fatores que podem ocasionar a retenção de líquido são: inflamação crônica, consumo excessivo de produtos processados e ultraprocessados, problemas hormonais, sedentarismo, hipertensão e alguns medicamentos.

Dicas para diminuir a retenção:

– Melhorar o consumo de água: o cálculo da quantidade de água deve ser feito da seguinte forma: 35 x peso = quantidade ideal de água;
– Praticar atividade física: exercitar-se auxilia muito a diminuir a retenção;
– Beber chás diuréticos: alguns chás ajudam a eliminar a retenção, tais como: chá verde, hibisco e cavalinha;
– Drenagem linfática.

Carol Pacheco é Nutricionista especializada em Nutrição clínica e esportiva (CRN-5: 17847/p)

Drenagem linfática

A drenagem linfática é um método de massagem manual (DLM) que atua no sistema linfático reduzindo edemas, ativando a circulação sanguínea e potencializando uma rede complexa de vasos que movem os fluidos do corpo, promovendo respostas imunes específicas. Possui, portanto, uma função vital para o organismo.

DLM é a terapia manual mais procurada e utilizada no mundo, ela é indicada para edema e linfedema, prevenção e diminuição da celulite, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, melhora da oxigenação dos tecidos, relaxamento e bem-estar.

Todos esses benefícios são obtidos através da retirada do líquido intersticial em excesso, através de manobras manuais firmes e constantes, com a pressão correta, para que esse líquido seja retirado do organismo, mantendo o sistema imunológico ativo e o corpo livre de toxinas indesejáveis para manutenção da saúde.

A drenagem é uma técnica que traz inúmeros benefícios para o organismo, podendo ser feita até 3x na semana, mantendo o sistema linfático ativo e o corpo livre da maléfica retenção de líquido.

Aline de Aquino Nunes é Especialista em Estética Facial e Corporal. Habilitada no método de drenagem Renata França.

  • Compartilhe: