Retrato “extraordinariamente raro” da princesa Diana será exibido em Londres

Um retrato raro de Diana, Princesa de Gales, estará em exibição pública pela primeira vez depois de ter sido recentemente vendido em leilão.

O esboço a óleo, um estudo preparatório para um retrato formal de corpo inteiro do artista americano Nelson Shanks, foi concluído em 1994, três anos antes da morte de Diana em Paris.

A obra ganhou as manchetes em janeiro, quando foi vendido em um leilão da Sotheby’s por US$ 201.600 (cerca de US$ 1 milhão) – mais de dez vezes sua estimativa original.

Na obra, a falecida princesa, cujos olhos estão voltados para baixo, aparece pensativa. O esboço foi um dos vários usados ​​para capturar “expressões autênticas” que eventualmente seriam usadas como material de origem para o retrato final, de acordo com um comunicado de imprensa da Philip Mold & Company, a galeria com sede em Londres que mostra o trabalho na Masterpiece London Art Feira, de 30 de junho a 6 de julho.

Ela é retratada usando a escolha original de Shanks para uma roupa, um vestido de veludo verde Catherine Walker que ela também foi fotografada para uma propagação na edição de junho de 1997 da “Vanity Fair”.

Mais tarde, ela mudaria para uma blusa branca mais tradicional e saia azul para o retrato final. Foi pendurado na residência real do Palácio de Kensington e, mais tarde, na casa da família de Diana em Althorp, cerca de 140 quilômetros a noroeste de Londres.

Retrato da Princesa Diana/ Cortesia Philip Mould & Company (Foto: Nelson Shanks)

O retrato levou mais de 30 sessões, realizado no estúdio de Shanks em Londres. Essas sessões se tornaram uma ocasião de alívio para Diana durante um período conturbado de sua vida, que viu seu casamento com o príncipe Charles desmoronar. Ela se tornou amiga do artista e de sua esposa, Leona, e mais tarde confidenciou em uma carta que “vir ao estúdio era um porto seguro, tão cheio de amor e apoio”.

Shanks, que faleceu em 2015, era mundialmente conhecido por seus retratos, tendo pintado pessoas como o presidente dos EUA Ronald Reagan, a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, o cantor de ópera Luciano Pavarotti e o papa João Paulo II. Seu retrato oficial do presidente dos EUA, Bill Clinton, está pendurado na National Portrait Gallery, em Washington, DC.

“No que diz respeito aos retratos pintados da realeza, é extraordinariamente raro que um artista capture simultaneamente o caráter público e privado”, disse o galerista Philip Mold no comunicado à imprensa.

“O esboço de Shank combina de forma única o glamour de Diana com momento comovente de seus últimos anos. Sentimos que ele pertencia a uma coleção britânica e estamos encantados por poder exibi-lo em sua cidade natal.”

Com informações da CNN.
Foto de capa: Divulgação

  • Compartilhe: