Especialista explica a importância em deixar seu pet sempre limpo e tosado

Coisa boa é ver o seu melhor amigo cheiroso e limpinho, não é? Mas, além de ser bom para o tutor, o banho e a tosa do pet são essenciais para a saúde dos bichinhos. O hábito é necessário na rotina do animal, levando em consideração que deve ser sempre executado por profissionais capacitados que vão tomar o devido cuidado com a pele, ouvidos, olhos, dentes e pelos.

Quem faz o alerta é o casal Rubens e Laura Tomazini. Ele é médico veterinário e ela administradora de empresas. Juntos, eles estão à frente da clínica veterinária Doutor Pet, localizada em Barreiras, na Bahia.

“Um banho e uma tosa de qualidade são a junção de diversos processos. Afinal, além de produtos adequados para o pet, será necessário ter um ambiente que proporcione conforto e segurança ao animal durante o procedimento. Por isso pensamos em cada detalhe e buscamos cada vez mais fazer o que há de melhor para o seu aumiguinho de estimação”, explica Laura.

Todos os procedimentos devem ser executados com muito cuidado para prevenir a presença de fungos e bactérias, pois a higiene ajuda a controlar a oleosidade natural dos pelos e a deixá-los com cheirinho mais agradável. Mas nem todo mundo está apto a realizar esse procedimento de maneira correta e responsável, já que é preciso muito treinamento:

“É um momento que tem que ser especial para os bichinhos, e sabemos que cada espécie tem suas particularidades que precisam ser respeitadas. Os produtos utilizados são específicos e adequados para cada um. Os filhotes normalmente são mais agitados e precisam ser apresentados ao banho de maneira correta. Alguns adultos, muitas vezes, chegam com traumas e aprendem a gostar do banho. Já em relação aos animais idosos, o cuidado deve ser redobrado, pois muitas vezes alguns têm problemas de saúde”, explica a proprietária da clínica.

A frequência dos banhos nos pets varia conforme a pelagem e a raça. Intervalos de banhos inferiores a uma vez por semana não são recomendados para nenhum tipo de pelagem, a menos que o cão ou gato esteja em tratamento dermatológico e o médico veterinário recomende um intervalo menor.

Os dentes dos pets devem ser higienizados diariamente com uma escova e creme próprio para animais. O corte das unhas pode ser feito com intervalo de 10 dias, mas é melhor ser realizado sempre por profissionais especializados. Se tudo isso for feito com responsabilidade e amor, melhor ainda: “Nascemos da vontade de oferecer serviços de qualidade, com a missão de deixar tanto o tutor como o pet felizes”, finaliza Laura.

Foto: Divanildo Silva

  • Compartilhe: