ARTIGO: O segredo da prosperidade está na estratégia

Rosana Alcântara e Tatyana Melo Lima (Foto: Divanildo Silva)

Texto: Rosana Alcântara e Tatyana Melo Lima

O sucesso financeiro é o sonho de muita gente, porém, é preciso ter estratégias e construir caminhos seguros para que o futuro seja tranquilo, sem apertos no bolso ou dor de cabeça. Uma estratégia é apostar na Programação Financeira Profissional (PFP), que consiste em construir um Planejamento Pessoal-Profissional (PPP) com o auxílio de uma equipe multidisciplinar e com base nos sonhos e propósitos futuros para a carreira. 

Para compreender o que é o PFP e o PPP, basta analisar como exemplo o caso de um recém-formado em medicina que deseja se tornar um cirurgião geral, viajar duas vezes por ano, ter uma família com dois filhos, uma casa ampla para poder ter seus cachorros e gatos e se aposentar aos 65 anos. Para alcançar esse objetivo, esse profissional irá ter variáveis, algumas dentro da sua esfera de controle e outras não, como a escolha do parceiro(a) e dos filhos. No entanto, os demais itens são totalmente tangíveis com uma boa Programação Financeira Profissional e dedicação. 

O PFP consiste num conjunto de estratégias jurídicas, contábeis e de investimento que objetivam definir, em vida, medidas de ordem preventiva pelo titular em relação ao patrimônio e o destino dos seus bens após a sua morte.

Além da previsibilidade a longo prazo, do que e como investir o seu dinheiro, o titular dos bens reduzirá a carga tributária, evitando o problema que acarreta a maioria das famílias com bens: o inventário.

O PFP e o PPP buscam garantir quatro pilares:

1º- Permitem que tenha previsibilidade e tranquilidade quanto ao futuro patrimonial;

2º- Evitam expor o patrimônio a riscos através de mecanismos que possibilitam que os bens adquiridos não sejam comprometidos;

3º- Buscam o melhor caminho tributário de acordo com a legislação, evitando o pagamento de impostos desnecessários;

4º- Definem a divisão da herança com antecedência, garantindo que o desejo do titular seja exercido.

Mas lembre-se: o auxílio deve ser dado por profissionais capacitados, pois deve-se observar e respeitar as imposições jurídicas e compreender o desejo e o propósito caso a caso.

Rosana Alcântara é Advogada, especialista em Direito Médico e Compliance Contratual; e Tatyana Melo é Advogada, especialista em Direito Médico e Direito Público.

  • Compartilhe: