Conheça a rotina dos corretores imobiliários e entenda o que faz a profissão se destacar fora do Brasil

Aline Gobbi (Foto: Divanildo Silva)

Eles têm uma agenda lotada de clientes e compromissos, encontros com celebridades, usam roupa de grife e dirigem carrão. Estamos falando da rotina nada básica de alguns corretores imobiliários, principalmente os que trabalham com imóveis de alto luxo. Esses profissionais, que lidam diariamente com vendas de milhões de dólares, são as estrelas de campanhas e de séries de serviços de streaming, a exemplo de “Sunset – Milha de Ouro”. A cada episódio, é possível conhecer um pouco mais sobre a história da imobiliária sediada em Los Angeles (EUA) que virou referência mundial. 

Mas além da equipe de mulheres lindas e competentes, dos figurinos e dos imóveis de tirar o fôlego, a série chama atenção por mostrar como é realmente o processo de cada venda ideal, nos mínimos detalhes. A equipe utiliza todas as ferramentas do marketing imobiliário e consegue fisgar até mesmo aqueles clientes que nem pensavam em comprar nada. Mas os protagonistas vão além disso: preparam o imóvel, conhecem o gosto a fundo de cada possível comprador e atende todos os estágios da compra até o pós-venda. 

É exatamente esse o diferencial que faz com que a profissão seja valorizada, como explica Aline Gobbi, corretora de uma das maiores redes de imobiliárias do país, a RE/MAX Brasil, e diretora geral da Construtiva Brasil Empreendimentos Imobiliários. De acordo com ela, a preocupação com a qualificação e com toda a trajetória dos processos é o que garante o sucesso do profissional: “Aqui no Brasil, a profissão sempre foi vista como um meio de ganhar dinheiro fácil, de forma grosseira. Um exemplo claro disso é quando o cliente gosta do imóvel e o compra, e após isso, o corretor recebe a comissão e desaparece sem acompanhar o processo até o fim, como deveria. Essa falta de compromisso manchou a profissão.”

Aline conta que o verdadeiro corretor é aquele que estuda, se prepara e se capacita para recepcionar a necessidade do cliente, busca o imóvel perfeito para ele, sabe acompanhar as etapas e é intermediador da realização do sonho de cada um deles: “Estamos quebrando esses paradigmas e mostrando ao mundo o grau de importância do corretor nesse processo, com atualizações constantes na carreira, acompanhando as inovações tecnológicas e aproveitando de maneira mais eficaz os meios de divulgação, principalmente as redes sociais.”

Aline Gobbi ressalta que a profissão evoluiu, se globalizou, e os profissionais já compreenderam que é preciso oferecer exclusividade, personalização do atendimento com o conhecimento do perfil de cada cliente nos mínimos detalhes. Mas lembra que toda a sociedade deve passar a enxergar a profissão como de fato ela merece: “As pessoas precisam entender que o bom corretor é especializado no que faz, e somente ele está preparado para realizar a compra ou a venda de um imóvel da maneira correta, seguindo a legislação e respeitando os processos e o cliente. Isso garante a segurança da transação para todos os lados, e ainda a satisfação de quem adquire um bem.”

E não precisa fazer transações milionárias para virar celebridade por aqui. Segundo ela, o reconhecimento de um trabalho bem feito já é uma grande conquista: “Nós lidamos diariamente com os sonhos das pessoas, que muitas vezes, usam a economia de toda uma vida para adquirir a casa própria. Isso precisa ser valorizado, respeitado. Além disso, é preciso ter consciência de que temos uma missão de suma importância, precisamos ser movidos pelo amor e saber que não conquistamos apenas clientes, e sim, verdadeiros amigos.”

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