Jovens estão mais caseiros após a pandemia, afirmam especialistas

Se para alguns jovens a volta de eventos presenciais, após dois anos de restrição na pandemia, tem sido agitada e com festas frequentes, outros deixaram as noitadas para trás e ficaram mais caseiros.

Muitos associam a mudança a um autoconhecimento motivado por reflexões na quarentena. Eles não necessariamente deixam de sair, mas estão mais exigentes e passam a respeitar mais as próprias vontades. Ou seja, cedem menos a pressões de amigos ou turmas.

Para especialistas, há vários motivos, entre eles o amadurecimento, marcando o fim da adolescência, e um possível novo padrão comportamental derivado da proteção anticovid. Eles destacam que os jovens caseiros têm a possibilidade de descobrir novos interesses e fortalecer vínculos familiares. Mas, alertam, a reclusão em excesso pode indicar quadros de depressão ou fobia social.

Espaço para descobertas

A convenção de que a adolescência, associada a festas e reuniões frequentes, acabaria aos 18 ou 20 anos caiu por terra conforme a “juventude eterna” se firmou como valor para a sociedade, diz a psicóloga Rosely Sayão, colunista do Estadão. “O bebê nasce quase adolescente e o velho quer ser jovem. Não há lugar no mundo para quem não seja ‘jovem'”, aponta ela.

Com isso, bares e baladas podem virar pressão. Não significa necessariamente que são maléficos, (dão chance ao jovem de se reconhecer no outro, trocar informação e afeição), mas se some a cobrança por curtir a noite (como na quarentena), abre-se portas para descobertas.

Já o psicólogo Marcelo Santos, da Universidade Mackenzie, ressalta em entrevista à Exame que o exagero é um risco. “O jovem pode estar iniciando um processo de melancolia profunda e entrar em depressão; de fobia social, em que só se sente seguro em casa; ou síndrome do pânico, porque estar junto a muitas pessoas causa insegurança e ansiedade.” É preciso atenção a mudanças de hábitos bruscas, como dormir demais, falar pouco e atrasar atividades.

Com informações da Exame.
Foto: George Milton/ Pexels

  • Compartilhe: