Quatro restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo

A consagrada premiação The World’s 50 Best Restaurants 2022, que aponta os melhores restaurantes do mundo, divulgou parte do resultado da premiação nesta semana. Os 50 primeiros colocados serão revelados apenas no dia 18 de julho, mas há quatro restaurantes brasileiros que já podem comemorar por estarem entre os 100 destaques.

Reconhecimento internacional.

O estreante é o Evvai, em São Paulo, em 67º lugar. A casa de pratos italianos nasceu em 2017 como um destaque nacional da cozinha italiana. Ao longo dos anos, as recriações e inovações do chef Luiz Filipe Souza foram tantas que o cardápio, agora reconhecido internacionalmente, passou a chamar a atenção pelas receitas autorais.

Alex Atala, chef do D.O.M. (Foto: Nelson Almeida)

Outros estabelecimentos veteranos no ranking alteraram a sua posição. O D.O.M., de Alex Atala, que teve o menu degustação reformulado com ideias de chefs e cozinheiros que trabalham no endereço, subiu de 61, em 2021, para 53.

O também paulistano Maní, da chef Helena Rizzo, jurada que entrou no reality “MasterChef Brasil” no lugar de Paola Carosella, surge na 96ª posição.

Na lista do ano passado chamada Passado Y Futuro, que incluiu somente a América Latina e considerou o desempenho do restaurante ao longo da história da premiação, a casa que exalta a culinária brasileira conquistou o sétimo lugar.

Único carioca do ranking apresentado hoje, o Lasai, comandado por Rafa Costa e Silva, que participa do programa “Mestre do Sabor”, aparece em 78º. Em comparação a 2021, ele ultrapassou sete estabelecimentos.

Recentemente, o restaurante mudou de endereço e ficou menor. Numa bancada com espaço para dez clientes, Rafa serve um único menu degustação sazonal com foco em ingredientes de alta qualidade.

Chef Luiz Filipe Souza, do Evvai (Foto: Tadeu Brunelli)

A premiação

A cerimônia que consagra restaurantes ao redor do mundo anualmente está marcada para acontecer no dia 18 de julho, em Londres. As posições são definidas por um time de mais de 1.080 pessoas envolvidas com a gastronomia, como chefs, jornalistas e foodies viajantes.

Entre as casas listadas do número 51 ao 100 estão catorze da Ásia, treze da Europa, onze da América do Norte, duas do Oriente Médio, duas da África, uma da Oceania e sete da América do Sul. Dessas todas, vinte aparecem no ranking pela primeira vez.

Com informações da Uol.
Fotos: Reprodução/ Divulgação

  • Compartilhe: