A cada 8 segundos alguém sofre tentativa de fraude no Brasil, diz Serasa Experian

No mês de maio, mais de 331 mil brasileiros foram vítimas de alguma tentativa de fraude no país. Isso significa que, a cada 8 segundos, em média, alguém tentou aplicar algum golpe durante o período. Os dados são de uma pesquisa da Serasa Experian.

O alvo número 1 dos fraudadores foi o segmento de bancos e cartões, com 53,3% do total de incidências. Em segundo lugar, vem o segmento das instituições financeiras, com 17,1%, seguido do segmento de serviços, com 16,1%. Em seguida, é apontado o segmento do varejo, com 10,6%, e da telefonia, que representa apenas 3% do total das tentativas.

O estudo considera a quantidade de usos indevidos de identidades para abertura de contas e emissão de cartões, por exemplo.

Regiões e faixas etárias mais atingidas

Analisando por região, o estudo aponta que a maior parte das tentativas de fraude aconteceu no Sudeste, com uma incidência de 52,1% durante maio. Em seguida, vem o Nordeste, registrando 17,3% das investidas dos golpistas. O Sul dá sequência à lista, com 16,6%, seguido do Centro-Oeste, com 8,9%, e, por fim, está o Norte, com 6,1%.

O grupo mais afetado é o que contempla pessoas de 36 a 50 anos, representando 36,1% das vítimas. Na segunda posição, está o público de 26 a 35 anos, ocupando 27,5% do total. Em terceiro, pessoas de 51 a 60 anos, com 14%. Depois, indivíduos até 25 anos, com 11,4%, e, por último, o grupo de pessoas acima de 60 anos, com 10,9%.

Como se precaver

Para Caio Rocha, head de produtos de prevenção à fraude da Serasa, é importante que cada usuário tenha cuidado ao compartilhar seus dados pessoais.

“Os criminosos estão sempre desenvolvendo novas formas de aplicar seus golpes. Cuidar onde insere suas informações e com quem compartilha é fundamental para que se tenha segurança nas transações realizadas. Em caso de compras online, é importante que sempre se confira a procedência dos portais e que se cheque as experiências de outros usuários”, aconselha.

Com informações da Exame.
Foto: Ahmed Aqtai/ Pexels

  • Compartilhe: