Finlândia e Suécia assinam protocolo de adesão à Otan

Os aliados da Otan assinaram um protocolo de adesão para a Finlândia e a Suécia nesta terça-feira (5). O documento permite que os países se juntem à aliança, assim que os parlamentos ratificarem a decisão. Trata-se da expansão mais significativa da aliança desde a década de 1990.

A assinatura na sede da Otan segue um acordo com a Turquia, fechado durante cúpula na semana passada, em Madri. O governo turco suspendeu seu veto à adesão das nações nórdicas, após garantias de que ambos os países fariam mais para combater o terrorismo.

“Este é realmente um momento histórico”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, ao lado dos ministros das Relações Exteriores dos dois países. “Com 32 nações ao redor da mesa, seremos ainda mais fortes.”

O protocolo significa que Finlândia e Suécia podem participar de reuniões da Otan e ter maior acesso à inteligência, mas não serão protegidos pela cláusula de defesa – garantia que prevê que um ataque a um aliado da organização é, na verdade, um ataque contra todos.

A decisão ainda deverá ser ratificada pelos países membros. Estima-se que esse processo levará até um ano.

Guerra na Ucrânia

O conflito entre Rússia e Ucrânia teria entre suas motivações a aproximação de Kiev com o Ocidente e principalmente com a Otan. Pouco tempo após o início dos ataques, Moscou advertiu repetidamente os dois países contra a adesão à organização, já que a Finlândia também fazem fronteira com a Rússia.

Em 12 de março, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que em caso de uma adesão “haverá sérias consequências militares e políticas”.

Stoltenberg pediu aos aliados que ratificassem rapidamente e assegurou aos dois países nórdicos o apoio da Otan nesse meio tempo.

“A segurança da Finlândia e da Suécia é importante para nossa aliança, inclusive durante o processo de ratificação”, disse ele.

“Muitos aliados já fizeram compromissos claros com a segurança da Finlândia e da Suécia, e a Otan aumentou presença na região, inclusive com mais exercícios”, concluiu.

Com informações do G1.

Foto: Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em pronunciamento ao lado de representantes de Finlândia e Suécia — (Yves Herman/REUTERS)

  • Compartilhe: