Aniversário dos 131 anos da cidade de Barreiras foi festejado com programação especial

Texto: Vitórian Tito

Uma cidade próspera, que se destaca pelo desenvolvimento urbano, pela crescente economia e pelo povo acolhedor. Falar de Barreiras é mergulhar na história de um lugar que nasceu da lavoura e da criação de animais, e se entregou ao progresso contínuo desde o século XVIII. As antigas casas de taipa, da fundação da cidade, foram substituídas por construções que já deixam a horizontalidade e evoluem para a verticalização.

O município, cortado pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, é hoje um importante polo agropecuário e o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, turístico e cultural do oeste baiano.

A cidade completou 131 anos de emancipação política no dia 26 de maio e, para comemorar, recebeu uma programação recheada de eventos, atividades e entregas importantes para os moradores. A ação da Prefeitura voltada para o aniversário do município aconteceu após dois anos sem atividades devido à pandemia de Covid-19.

FLIB 2022

A programação especial foi aberta com a 5° edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB), que durou três dias. O evento é considerado a maior festa literária de toda a região Oeste da Bahia. Neste ano, foram realizadas 150 atividades, entre palestras, exposições fotográficas, apresentações teatrais, leituras de cordel e oficinas com a presença de escritores nacionais e internacionais, todas voltadas para o tema deste ano: “As Vozes do Sertão na Literatura: Diálogos Contemporâneos”.

Para abrir as atividades, o evento contou o poeta Bráulio Bessa, considerado atualmente um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo. Ele apresentou o espetáculo “Poesia que Transforma”. Também na abertura, aconteceram a apresentação do espetáculo musical “Sertão Universal”, com Nau de Papel, e a performance teatral com Osmar Mendes. Em seguida, houve um bate-papo descontraído mediado pelo cordelista barreirense, Zeca Pereira, no qual o público conheceu um pouco da história de Bráulio Bessa e da sua trajetória pelo mundo, levando a poesia de cordel sob um olhar poético em diversos temas.

FLIB 2022

O encerramento contou com show inédito do cantor Nando Reis, que esteve na cidade pela primeira vez e reuniu uma multidão de fãs no palco oficial. 

SAÚDE INTEGRADA EM AÇÃO

A 4° edição do Saúde Integrada em Ação aconteceu no Parque Engenheiro Geraldo Rocha e durou um dia. O objetivo foi prestar atendimento e realizar exames gratuitos nas áreas de cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, hematologia, oftalmologia, psiquiatria, gastroenterologia, obstetrícia e urologia, além de testagem rápida para Covid-19. Foram atendidas aproximadamente 9 mil pessoas.

Academia Barreirense de Letras

ACADEMIA BARREIRENSE DE LETRAS – ABL

A Academia Barreirense de Letras (ABL) ganhou uma nova sede, que foi inaugurada durante a comemoração da Cidade. O prédio do antigo Paço Municipal foi totalmente requalificado pela Prefeitura, e recebeu climatização, eletricidade, novo telhado, sistema hidráulico, além da reforma de janelas internas e externas, que foram revitalizadas para manter as características originais da edificação. Também foram feitas pinturas e acabamentos em toda estrutura, composta por salas de reuniões, biblioteca, auditório, recepção e banheiros, além da instalação de novo piso. 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

As atividades esportivas também tiveram espaço de destaque na programação oficial em celebração ao aniversário da cidade. Organizado pela prefeitura de Barreiras, atletas se reuniram para participar da tradicional Prova de Ciclismo, e outros fãs de esportes puderam participar das atividades de tênis de mesa, basquete e handebol feminino e masculino.

A 4° edição da Arraial Trail Run, tradicional corrida rústica do povoado Arraial da Penha, berço de Barreiras, reuniu quase 400 atletas para percorrer trajetos de 8 km e 16 km. 

Além disso, houve a 2° etapa da Copa Oeste Baiano de Velocross e a 3° etapa do Ricardo Moto Racing, que reuniu centenas de pessoas que acompanharam as nove categorias das competições.

EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS

Para os amantes de carros antigos, o aniversário da capital do Oeste também teve uma atividade que fez acender a paixão de curiosos e colecionadores: a cidade recebeu pela primeira vez uma exposição de carros antigos. O evento aconteceu na Avenida Presidente Vargas e contou com edições comemoradas de Jipes, Opalas, Kombis, Chevettes, Fuscas e outros veículos que eternizaram seus nomes ao longo da história. 

Exposição de carros antigos

FEIRINHA DO ZÉ BURITI E FEIRARTE

A gastronomia e a diversidade da culinária também tiveram espaço na programação, com os Projetos Feirinha Itinerante do Zé Buriti e o Feirarte, realizados na Praça São João Batista. O objetivo foi fomentar o empreendedorismo e gerar negócios para cama, mesa e banho, alimentos, flores naturais, quadros decorativos, temperos, variedade em hortifruti e outros produtos que fomentam a economia local. 

MÚSICA 

A agenda contou com um show gratuito da dupla Anavitória, sucesso da música pop nacional. A primeira apresentação das cantoras na cidade reuniu cerca de 12 mil pessoas na Praça Landulfo Alves. 

HISTÓRIA VIVA 

O projeto “História Viva: cidade do futuro que preserva seu passado” premiou vencedores do concurso idealizado para viabilizar projetos que melhorem a infraestrutura da cidade, enquanto preservam o passado a partir das necessidades do presente, e criam uma relação afetiva e de reconexão dos cidadãos com a própria história, memórias e origens. 

O evento marcou o encerramento das comemorações, valorizou o sentimento de pertencimento dos cidadãos barreirenses e contou com a presença de figuras políticas da cidade, empresários, engenheiros, arquitetos e artistas. As comemorações foram um sucesso em participação e segurança. Durante os vários dias de eventos, a Guarda Civil Municipal (GCM), Agentes da Autoridade de Trânsito (Cootrans) e a Polícia Militar da cidade agiram em conjunto para proporcionar tranquilidade às famílias nas atividades que contemplaram as áreas de saúde, educação, cultura, esporte e entretenimento.

Fotos: DIRCOM / Barreiras

  • Compartilhe: