Economia criativa gera 47 mil novos postos de trabalho na Bahia

O avanço da vacinação e a retomada das atividades presenciais deram forte impulso ao emprego na economia criativa no primeiro trimestre deste ano. O segmento, que reúne cultura, moda, design, arquitetura, artesanato, comunicação, publicidade, entre outras especialidades profissionais, ganhou 814 mil novos postos de trabalho e fechou o período com 7,4 milhões de trabalhadores ocupados, número 12% maior que os 6,5 milhões verificados no primeiro trimestre de 2021. Os dados são do Boletim de Economia Criativa produzido pelo Observatório Itaú Cultural.

Segundo o levantamento, feito com base nos dados da Pnad Contínua, a retomada gerou crescimento real de postos de trabalho frente ao período pré-pandemia. O segmento encerrou o primeiro trimestre de 2022 com 570 mil postos a mais que os 6,8 milhões verificados no primeiro trimestre de 2020 (crescimento de 8% no intervalo).

“A indústria criativa experimentou forte retomada, ampliou a oferta de postos frente ao período pré-Covid e mostrou que é um segmento de grande relevância para a geração de emprego e renda na economia brasileira”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

A recuperação do segmento foi tão intensa que superou a taxa média de retomada de emprego no país. No comparativo do 1º trimestre de 2022 contra o 1º trimestre de 2021, o número de vagas totais ofertadas no Brasil, segundo o IBGE, cresceu 9%. O índice é 3 pontos percentuais menor que os 12% verificados nos setores criativos. No comparativo do 1º trimestre de 2022 contra o 1º trimestre de 2020, a economia brasileira aumentou em 2% a oferta de vagas, 6 pontos percentuais a menos que os 8% verificados na economia criativa.

Crescimento na Bahia é de 20%

Na Bahia, o crescimento da oferta de vagas para trabalhadores da economia criativa foi de 20% entre o 1º trimestre de 2021 e o mesmo intervalo de 2022. Foram criados pouco mais de 47 mil novos postos de trabalho para o segmento no estado, neste período.

O número de vagas na Bahia já supera o período pré-pandemia. No 1º trimestre de 2020 havia 269,6 mil trabalhadores alocados na indústria criativa. No 1º trimestre deste ano foram registrados 284,4 mil postos de trabalho no segmento.

Com informações do Painel de Dados Observatório Itaú Cultural e Alô Alô Bahia.
Foto:

  • Compartilhe: