Cidades baianas apresentam temperaturas abaixo de 11º

O inverno chegou no Brasil, e quem é baiano já sabe que nem sempre isso significa temperaturas baixas no estado. Em Salvador, por exemplo, o frio é visto como uma condição incomum, onde raríssimas são as vezes em que temperaturas abaixo dos 20°C são registradas. Mas, no interior, essa realidade pode ser bem diferente.

Ao menos 10 cidades baianas já registraram, ao longo dos anos, temperaturas mínimas na faixa dos 16°C à 10°C. As exceções mais atípicas são em Vitória da Conquista, conhecida como a “Suíça baiana”, na região sudoeste da Bahia, e Piatã, no alto da Chapada Diamantina.

As cidades vêm sendo monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e também pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Paraíba, que possui um banco de dados climatológicos.

Para o INMET, as estações meteorológicas localizadas nos municípios de Morro do Chapéu e Vitória da Conquista são as que registram os menores valores de temperaturas máximas e mínimas durante o ano. Já no balanço feito pela UFCG, o município de Piatã encabeça a lista das mais frias.

Segundo o Inema, um dos fatores que influenciam na temperatura é a altitude do local. Quanto mais altas, em serras e montanhas, mais frias serão as cidades. Outros fatores climáticos, como a presença de frentes frias, também podem contribuir para queda de temperaturas.

De acordo com os levantamentos feitos pelos órgãos, as cidades mais frias da Bahia se concentram mais entre o sudoeste e oeste do estado. De 1981 à 2010, os municípios mais “congelantes”, segundo o Inmet, eram:

1ª – Piatã – 10,1°C

2ª – Vitória da Conquista – 13,8°C

3ª – Correntina – 14,20°C

4ª -Ibipetuba – 14,3°C

5ª – Morro do Chapéu – 14,7°C

6ª – Irecê – 14,9°C

7ª – Barreiras – 15°C

8ª – Itaberaba – 15,7°C

9ª – Itiruçu (Jaguaquara) – 15,8°C

10ª – Carinhanha – 16°C

Já em 2022, a lista sofreu mudanças, com acréscimo de novas cidades. A previsão para o inverno deste ano é o predomínio de temperaturas próximas e acima da média em grande parte da região, variando entre 16ºC a 27ºC. O balanço feito pelo Inema até está terça-feira (28), indica as seguintes cidades:

1ª – Vitória da Conquista – mínima de 7,4°C

2ª – Correntina – mínima de 13,8°C

3ª – Piatã- mínima de 10,3°C

4ª -Morro do Chapéu – mínima de 10,6°C

5ª – Irecê – mínima de 13,5°C

6ª – Lençóis – mínima de 13,5°C

Com informações do Ibahia.
Foto: Chapada Diamantina/ ACVM

  • Compartilhe: