Parceria entre prefeitura de Barreiras e cooperativa de catadores estimula renda e sustentabilidade no Arraiá do Parque

Os catadores de material reciclável têm espaço reservado no “Arráia do Parque 2022”, realizado pela Prefeitura de Barreiras até 26 de junho. Sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Município firmou uma parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – 100 Agressão como forma de promover a inserção socioeconômica de 30 catadores que já atuam em Barreiras. A ação garante ainda o reaproveitamento da maior quantidade possível de itens, reduzindo a geração de lixo para o aterro sanitário.

“A Prefeitura de Barreiras forneceu material de trabalho, equipamentos de segurança, acomodação dentro do Parque e toda a assistência aos catadores. Eles ainda terão todo lucro na venda dos produtos, trazendo assim desenvolvimento sustentável, geração de renda e aumento de produtividade para a classe”, explica o secretário Demósthenes Junior.

A 100 Agressão estará com uma força-tarefa para o recolhimento de latinhas e outros materiais durante o evento junino. Os itens coletados serão armazenados em área montada no Parque destinada para armazenagem dos recicláveis e espaço de convivência com toda a estrutura e logística para desenvolvimento da atividade. Além disso, todos estarão identificados com crachá e fardamento doados pela Prefeitura. Integram o kit, equipamentos de proteção individual fornecidos a partir de análise prévia da Engenheira de Segurança do Trabalho, responsável também por palestra sobre a forma correta de utilização do material.

“Depois de mais de dois anos de pandemia, sem festas e com redução do volume de recicláveis, esse evento é uma oportunidade para incrementar nosso faturamento e a renda das famílias dos catadores”, comemora o presidente da Associação de Catadores 100 Agressão, Gerino Daris.

Fotos e informação: Dircom/PMB | Foto: Cada Lata Conta

  • Compartilhe: