Comida da Felicidade! Entenda como alimentos com Triptofano podem promover o bem-estar
Quando se fala em comida que traz felicidade, não é difícil pensar em doces, fast-foods e outras comidas super calóricas. Mas será que apenas esse tipo de comida pode trazer felicidade? Especialista explico em entrevista ao G1 que embora não o exista o alimento “perfeito” que vai induzir essa sensação no corpo, práticas saudáveis associadas com um melhor relacionamento com a comida estimulam o sentimento.

Neiva Souza, nutricionista e doutoranda em Neurologia e Neurociências pela UNIFESP explica que nenhum alimento, isoladamente, passará a sensação de felicidade.

O que acontece é que algumas comidas possuem certos nutrientes que estão envolvidos no processo que regula o humor no nosso cérebro e o triptofano é um deles.

Por isso, ao consumirmos alimentos que possuem boas quantidades de triptofano, um aminoácido que estimula a síntese da serotonina (neurotransmissor que está associado a sensação de bem-estar), mandamos uma mensagem para o cérebro que incita o sentimento da felicidade.

Como o triptofano é um aminoácido essencial (o corpo não o produz), precisamos ingerir alimentos ricos na substância (veja ilustração acima), e diversas comidas presentes no nosso dia a dia contêm triptofano. Não é preciso ir longe: cereais, carnes, frutas, peixes e até mesmo o leite contêm bons níveis da substância.

Entre a lista dos alimentos que são fontes desse aminoácido e possuem também outras vitaminas e minerais envolvidos na formação de serotonina, os especialistas ouvidos pelo g1 citam os principais grupos:

1. Carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados;
2. Sementes oleaginosas (como amêndoas, macadâmia, castanha do Pará, castanha de caju, nozes, amendoim, pistache, pinhão);
3. Sementes integrais (principalmente a de girassol e abóbora);
4. Cereais (como o arroz, aveia, milho);
5. Leguminosas (como o feijão, grão de bico, ervilha e lentilha);
6. Vegetais como brócolis, tomate, rúcula e cogumelo (que tem ácido fólico, que interage com a noradrenalina e com a serotonina);
7. Cacau;
8. Frutas como a banana e kiwi.

Com informações do G1.
Foto: Yan Krukov/ Pexels
  • Compartilhe: