Inverno começa hoje. Veja como será o clima no campo!

Começou hoje (21), às 06h14, o inverno no Hemisfério Sul, que termina no dia 22 de setembro às 22h04, tomando como base o horário de Brasília, embora baixas temperaturas já vêm sendo registradas nas últimas semanas, ainda no período do outono. Meteorologistas afirmam que a ação do fenômeno La Niña deve persistir durante todo o inverno, com tendência de potencializar as chuvas nas regiões Norte e Nordeste e reduzir a possibilidade de chuvas mais intensas no Sul e no Sudeste. É o que prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O Lã Nina é um fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, sendo um evento com particularidades opostas ao El Niño. Classificado como uma anomalia climática, esse fenômeno acontece, em média, em um intervalo de dois a sete anos, e provoca alterações significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também, pelas incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esta diminuição de temperatura pode ocasionar:

1) Formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul;
2) Queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul;
3) Episódios de friagem nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

Região Nordeste

A previsão do Inmet indica chuvas acima da média histórica para toda a faixa próxima ao litoral nordestino, em função dos impactos da La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

No oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão, as chuvas poderão ser próximas da média, sendo que estas áreas já se encontram em seu período menos chuvoso. Em relação a temperatura, a previsão indica que neste inverno haverá o predomínio de temperaturas próximas e acima da média em grande parte da região.

Com informações da Forbes.

  • Compartilhe: