Atriz Guta Stresser fala sobre sua luta contra contra a esclerose múltipla

A atriz Guta Stresser, que viveu a Bebel de “A Grande Família”, revelou, em depoimento à revista “Veja”, que foi recentemente diagnosticada com esclerose múltipla e já iniciou o tratamento contra a doença autoimune. A artista buscou ajuda após uma série de episódios nos quais apresentou esquecimento, dores musculares e desequilíbrio.

“Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante”, disse Guta sobre o momento em que recebeu a notícia.Guta ensaiava para o quadro Dança dos famosos quando percebeu que não se lembrava da coreografia assim que aprendia os passos.

“Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares”, disse.

A atriz procurou um médico após cair em casa. Depois de exames, veio o diagnóstico da esclerose. “Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante. Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada. Passei a ter um pesadelo recorrente: imóvel, sem conseguir falar, tentava avisar meu companheiro”, contou.

Para se tratar, Guta toma um remédio e mudou hábitos de vida, como a alimentação, ioga e “todo tipo de exercício para o cérebro — de leitura de livros a palavras cruzadas.”

“Com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento”, completou a artista de 49 anos.

A atriz, reconhecida principalmente pelo seu papel na “A Grande Família”, disse palavras encorajadoras para quem também vive com a enfermidade: “Sei que vou ter de conviver com a esclerose múltipla pelo resto da vida. Que esta vida seja longa e plena. Cada dia que passa tem aquele gosto de uma pequena vitória”, comentou.

Com informações da revista Veja.

  • Compartilhe: