COVID-19: Ministério da Saúde libera 4° dose da vacina para pessoas acima de 40 anos

Em decisão na última quinta-feira (16) durante reunião do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19. O anúncio oficial deverá ser feito na próxima semana. Com ele, pessoas acima de 40 anos poderão tomar a quarta dose da vacina em todo território nacional. 

Cidades como Distrito Federal, Teresina e Belém já deram início à aplicação da quarta dose antes mesmo do anúncio do Ministério. Desde o início de junho, a campanha vacinal para a quarta dose contra a doença contemplava apenas a população acima dos 50 anos.

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa desta semana, 78% da população está totalmente imunizada ao tomar a segunda dose ou a dose única da vacina, o que representa 167.151.998 de brasileiros. A dose de reforço foi aplicada em apenas 45.45% da população. 

O Ministério da Saúde pode perder quase 28 milhões de doses até o final do mês de agosto, caso os imunizantes não sejam aplicados até a data de vencimento. Os lotes foram comprados a R$ 1,23 bilhão e representam 26 milhões de unidades da Astrazeneca e 1,92 milhões da Pfizer. 

Com informações da Folha de São Paulo

  • Compartilhe: