Entenda a polêmica sobre Kim Kardashian ter danificado o vestido de Marilyn Monroe

A influenciadora e empresária está sendo acusada de danificar o vestido histórico usado pela atriz em 1962, depois de surgir com a peça no tapete vermelho do Met Gala 2022

 

Kim Kardashian parou a internet quando os rumores de que usaria um vestido histórico de Marilyn Monroe no Met Gala 2022 se tornaram verdade. No evento luxuoso da primeira segunda-feira de maio, no Metropolitan Museum de Nova York, a socialite e empresária surgiu no tapete vermelho com a icônica peça que a atriz americana usou para cantar “Parabéns a Você” no aniversário do presidente John F. Kennedy, em 1962. Agora, imagens reveladoras mostrando os danos causados ao item foram divulgadas, provocando revolta nas redes sociais.

Kim Kardashian usou vestido de Marilyn Monroe para o MET Gala (Foto: Reprodução/Instagram)

Milhares de internautas já haviam criticado a decisão da ex-mulher de Kanye West em usar o vestido de 60 anos. Criado pelo figurinista de Hollywood Bob Mackie, a peça tem mais de 6 mil cristais costurados sobre um tecido translúcido. “Hoje, todo mundo usa vestidos assim, mas, esse não era o caso antigamente,” disse Kim Kardashian na época do baile. “De certa forma, é o primeiro naked dress. Por isso é tão chocante”.

Não tão chocante, porém, quanto a reação de usuários ao perceberem que vários dos cristais foram perdidos depois que Kim usou a peça. Rasgos e outros desgastes também estão entre os danos, expostos em fotografias de “antes e depois” compartilhadas pelo perfil @marilynmonroecollection no Instagram, que soma mais de 82 mil seguidores.

Até o Met Gala, o vestido estava sendo mantido em um cofre escuro, a 20ºC e com 40-50% de umidade, no Ripley’s Believe It Or Not Museum de Orlando, Flórida. O museu, que faz parte de uma rede, comprou a peça em 2016, no leilão Julien’s Auctions, por 4,8 milhões de dólares, marcando o recorde de vestido mais caro já leiloado no mundo. Antes disso, ele já havia sido leiloado em 1999, pela tradicional Christie’s, por mais de 1 milhão de dólares. Originalmente, Marilyn comprou do estilista Jean-Louis (que trouxe o croqui de Mackie à vida) por 1.440 dólares.

icônico vestido de Marilyn Monroe, usado pela atriz americana na noite do aniversário do presidente John F. Kennedy (Foto: Getty Images)

Antes de Kim Kardashian surgir no red carpet, a atriz americana havia sido a única pessoa a usar a peça. “Sou uma grande fã de leilões e tenho alguns itens do JFK, então conheço o dono da Julien’s. Ele me colocou em contato com a equipe do Ripley’s e foi assim que a conversa começou”, explicou a socialite que, meses antes do baile, provou uma réplica do vestido icônico que serviu perfeitamente. Resultado: o museu concordou em emprestar o modelo, o enviando em um avião particular da Flórida até Calabasas, onde vive o clã Kardashian-Jenner.

Na segunda prova, acompanhada por seguranças, o vestido não serviu. Kim, que precisou usar luvas, confessou que “queria chorar porque não podíamos fazer nenhuma alteração”. A solução foi fazer uma dieta rigorosa durante três semanas, que garantiu à Kardashian os 7 quilos a menos necessários para caber na peça, que alguns comentadores na internet chegaram a descrever como um “tesouro nacional”.

Na noite do Met Gala, todo o cuidado foi tomado para que a empreitada fosse um sucesso. Kim se trocou em um pequeno provador na base dos degraus do evento, onde foi acompanhada por um conservador do Ripley’s. Depois de cruzar o tapete vermelho com a peça orginal, ela se trocou novamente, dessa vez para uma réplica do vestido, também emprestada pelo museu. “Sou extremamente respeitosa sobre o que o vestido significa para a história americana. Nunca arriscaria danificá-lo”, comentou.

 

Ainda assim, mais de um mês depois do baile, foram divulgadas imagens mostrando em detalhes os danos causados. No TikTok, o crítico de moda Luke Meagher, do perfil Haute le Mode, compartilhou um vídeo comentando o ocorrido, acumulando mais de 1,3 milhões de visualizações. No Google, as pesquisas sobre “Kim Kardashian danificou o vestido de Marilyn Monroe” tiveram um aumento repentino e a influenciadora está entre os assuntos do momento no Twitter.

Estragos que teriam sido deixados após uso de Kim Kardashian – Foto: Getty Images

 

Com Informações da Vogue Brasil

  • Compartilhe: