Bahia retoma Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas com estimativa de reunir 7 mil pessoas: ‘Eufóricos’

Apresentações irão acontecer entre 16 e 19 de junho, dia em que será escolhida a campeã do grupo especial. Competição foi suspensa em 2020 e 2021 por causa do momento mais crítico da pandemia de Covid-19

O ano de 2022 marca a retomada das festas juninas depois do momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no país. Foram dois longos anos de comemorações suspensas, para evitar o risco de contaminação da doença. E, com os festejos interrompidos, ficaram paradas também as tradicionais competições de quadrilhas juninas. Agora, que as festas estão sendo retomadas, voltam também os concursos com os grupos do país, principalmente no Nordeste.

Na Bahia, a retomada acontece entre os dias 16 e 19 de junho, quando será realizada a 13ª edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas. O evento será na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário de Salvador.

Ao longo desses quatro dias, devem se apresentar 46 grupos de todo o estado, sendo três deles da capital. Cada um com um tema. Ainda devem se apresentar uma quadrilha vinda de Sergipe e uma outra mirim. A estimativa da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (Febaq) é de que 7 mil pessoas passem pelo evento nesta edição.

“A expectativa é muito grande. Não só nossa, mas também de todos os quadrilheiros do estado. A competição é uma das maiores do Nordeste. Todos estão ansiosos para estar na arena, de frente para o público, nessa retomada. Os quadrilheiros estão eufóricos para esse momento”, disse o presidente da Febaq, Carlos Brito.

Foto: Janine Moraes/MinC/Flickr

O campeonato está programado para começar sempre a partir das 12h e segue até o final das apresentações. Para receber o público, que terá acesso gratuito, uma arena será montada na praça, com direito a arquibancada, palco para as bandas que tocarão durante as danças e um grande espaço para que as quadrilhas possam mostrar o seu melhor na competição.

“Uma grande estrutura será montada para esse evento. Arena com cobertura, equipe médica, bombeiros e tudo mais. A alimentação fica por conta dos comerciantes que já atuam na região. Eles devem montar suas barracas e trabalhar durante o evento”, contou Carlos.

Nos três primeiros dias do campeonato, devem se apresentar as quadrilhas do grupo de acesso. Ao final do dia 18 de junho, as quatro melhores posicionadas no ranking de votação devem ser “promovidas” a integrar o grupo especial em 2023. O grupo “das estrelas” deste ano se apresenta no dia 19. Ao todo, sete quadrilhas irão concorrer ao título de campeã.

Segundo Carlos, em edições tradicionais, as quatro piores colocadas do grupo especial deveriam voltar para o grupo de acesso, mas, como esse ano é de retomada, não devem haver rebaixamentos. Com isso, em 2023, onze quadrilhas devem se apresentar no grupo especial e poderão concorrer para campeã do ano.

Última edição

Neste ano, era para acontecer a 15ª edição do campeonato, mas, como tudo ficou suspenso em 2020 e 2021, a competição está sendo retomada com duas realizações a menos. A última vez que as quadrilhas competiram no estado foi em junho de 2019. O evento também aconteceu na Praça da Revolução, em Periperi.

Naquele ano, a Cia da Ilha, grupo da cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, foi a vencedora, com o tema “A Promessa”. Em 2° lugar, ficou a quadrilha Asa Branca, do bairro do Cabula, em Salvador. Já em 3°, ficou o Forró do ABC, do bairro da Liberdade, também na capital baiana. Todas as três estarão competindo pelo pódio mais uma vez neste ano.

Foto capa: Foto: Elson Mota

Com informações iBahia

  • Compartilhe: