Reino Unido inicia celebrações do Jubileu; Rainha Elizabeth sente desconforto e não participará da missa de sexta (3)

O Reino Unido iniciou, nesta quinta-feira (2), as celebrações dedicadas ao “Jubileu de Platina”, que marca os 70 anos de reinado da monarca Elizabeth II, considerado o mais longo da história.

Para a comemoração, o Palácio de Buckingham decretou um feriado de quatro dias que segue até este domingo (5), com shows, eventos e festas de rua.

Por volta das 06h45 (horário de Brasília), a família real deixou o Palácio de Buckingham, em Londres, para dar início à celebração. A rainha Elizabeth II surgiu na sacada e cumprimentou a multidão por volta das 8h20.

Antes da cerimônia, a família real percorreu um percurso de cerca de 1 km até o Horse Guards Parade, para um desfile militar.

Durante o desfile do Jubileu de Platina, a rainha Elizabeth II, de 96 anos, sentiu algum desconforto e por isso ela não deve participar de uma missa programada para esta sexta na Catedral St. Paul, em Londres, como informou o Palácio de Buckingham:

 

“A Rainha gostou muito do desfile de aniversário e do espetáculo aéreo de hoje, mas sentiu algum desconforto. Levando em conta a jornada e a atividade necessária para participar do Culto Nacional de Ação de Graças de amanhã na Catedral de São Paulo, sua majestade com grande relutância concluiu que não comparecerá”, informa nota da família real.

A festa está sendo preparada há meses, e eventos ocorrem desde o início do ano. Isso porque duas datas são comemoradas em relação à chegada de Elizabeth à coroa. A primeira é o dia 6 de fevereiro – conhecido como Dia da Ascensão, data em que o rei George VI morreu e Elizabeth passou a ser a monarca do Reino Unido –, e a segunda é o dia 2 de junho, no qual ocorreu a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster, em Londres, em 1952.

Com informações da CNN Brasil e do G1

  • Compartilhe: