PECUÁRIA: Especialistas analisam balanço de mercado do gado

Parceiros comerciais no ramo da compra e venda de bovinos do Oeste da Bahia, a dupla formada pela empresária Vera Maciel e Doquinha Neto fazem o intermédio da negociação de animais e movimentam a pecuária do Oeste da Bahia. Referências no setor, Doquinha e Vera atuam em todo o Matopiba (MA, TO, PI e BA) e observam o cenário brasileiro com cautela para firmar os melhores negócios. 

Para maio, os profissionais observaram períodos com escalas de abate bem posicionadas, em decorrência da maior oferta de bovinos terminados, e uma pressão de baixa nas praças pecuaristas do país. Entre os motivos para esse cenário, Vera destaca a baixa do consumo doméstico de carne em razão dos preços elevados do produto. “Além da oferta e demanda, também temos o fator clima, mercado futuro, reposição, as problemáticas da nutrição e o mercado de insumos e especulações sobre o mercado chinês, sempre supreendendo”. 

De junho em diante, o mercado do boi já se alterou e não se fala mais de uma baixa, alta ou até mesmo de uma tendência para essa época do ano, como explica Vera. De acordo com a especialista, o setor passa a enfrentar algo mais desafiador. “Tivemos um ano firme em 2021, volume reduzido e abertura de novos mercados. No entanto, o cenário foi mudando a olhos nus. Diversos fatores contribuíram para a crescente baixa que determinou os preços de mercados nas últimas semanas, e os sinais foram claros”.

Doquinha explica que “a demanda fraca do mercado interno para o boi gordo, o volume alto de animais de reposição e as poucas baixas nos insumos têm feito com que os confinadores tenham mais cautela”. Para junho, Doquinha e Vera esperam visualizar melhores expectativas para continuar levando a pecuária brasileira a outros patamares.

 

@veradogado_
@doquinhaneto

  • Compartilhe: