UM NOVO CONCEITO DE SAÚDE E BEM-ESTAR: Lifestyle, atendimento humanizado e protocolos modernos e impactantes na vida dos pacientes

Os protocolos injetáveis ganharam fama no Brasil e no mundo por serem uma ferramenta auxiliar em diversos tratamentos médicos. Eles servem para potencializar resultados, já que a aplicação é feita diretamente na corrente sanguínea. A utilização desses protocolos tem diversos fins, como por exemplo, reposição de nutrientes (vitaminas e minerais), melhora da energia e disposição, fortalecimento da imunidade e como coadjuvante no tratamento de distúrbios metabólicos, como emagrecimento, hipertrofia e ansiedade.

 

A novidade chegou na região Oeste há pouco mais de um ano e desde então ganha cada vez mais adeptos. Segundo a Dra. Aline Brassanini Schulz (CRM 22403BA), pioneira em fazer o procedimento, os protocolos injetáveis são prescritos com objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde, performance esportiva e emagrecimento do paciente: “Um dos diferenciais da aplicação injetável é sua absorção otimizada e mais rápida, comparada à administração por via oral em que a biodisponibilidade (aproveitamento) é bem inferior, já que a absorção oral das substâncias depende de um trato gastrointestinal íntegro, o que compromete uma boa parte da absorção dos compostos.”

 

“A indicação desses protocolos injetáveis ocorre após uma consulta com profissional, que vai analisar diversos exames laboratoriais, avaliar queixas do paciente e identificar distúrbios endócrinos, metabólicos e nutricionais, como carência de vitaminas, minerais e aminoácidos para, em seguida, montar um protocolo individualizado”, explica.

 

SOROTERAPIA

Entre as principais técnicas utilizadas em protocolos injetáveis está a soroterapia, que visa suplementar vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos por meio de aplicação direta na veia. A soroterapia pode ser utilizada em diversas situações, como no tratamento de depressão e ansiedade, aumento de massa muscular, no processo de emagrecimento por meio de substâncias que aceleram o metabolismo, fortalecimento de cabelos e unhas, na função detox, para eliminar as impurezas do organismo e para ajudar na reabilitação de doenças como a covid–19, chikungunya e doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

 

No auge da pandemia, por exemplo, houve um aumento significativo de pacientes em busca dos benefícios da soroterapia, como conta Dra. Aline: “Chegamos a receber uma média de 40 pacientes diariamente, no pico da pandemia, em busca de recuperação das sequelas pós – Covid. Percebemos resultados consideráveis para quadros de debilitação, cansaço excessivo, falta de energia e pacientes acamados.”

 

O coronavírus fez aumentar também, em todo o mundo, a prevalência de ansiedade e depressão em 25%, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Transtornos que também podem receber um plus no tratamento com a soroterapia: “Nestes casos, o soro leva diversos nutrientes e aminoácidos, como o triptofano, que é um indutor natural da serotonina, o hormônio da felicidade. Algumas vezes, não conseguimos absorver o suficiente pela alimentação e aí um caminho eficiente é o da suplementação. Mas, vale ressaltar, que estamos falando de uma terapia coadjuvante e que não anula a necessidade dos demais tratamentos”, alerta a médica, que diz, ainda, que o mesmo vale para protocolos voltados para a melhora da memória e cognição.

 

A soroterapia também é uma grande aliada para quem deseja melhorar a performance esportiva, ganhar massa muscular ou emagrecer, como explica a Dra. Aline Brassanini: “Cada protocolo voltado para este fim envolve mais de dez aminoácidos essenciais e não essenciais que ajudam na construção de massa muscular, acelera a hipertrofia, otimiza o metabolismo e consequentemente as respostas do organismo aos estímulos apresentados.”

Ela lembra, que nestes casos específicos o paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar: “O paciente precisa fazer a parte dele, ter disciplina para seguir o treino do educador físico e o cardápio da profissional de nutrição. Só assim terá os resultados que deseja. O soro sozinho não faz milagre, mas é uma arma poderosíssima quando alinhada com dieta e treino.”

 

Cada sessão de soroterapia tem duração média de 40 minutos. A quantidade de sessões depende do protocolo escolhido e a média fica entre 4 a 8 sessões. Mas tudo é personalizado: o paciente precisa passar por uma avaliação prévia onde a composição da soroterapia será feita individualizada, de acordo com a necessidade e objetivo de cada paciente.

 

TERAPIAS INJETÁVEIS INTRAMUSCULARES

 

Diferente da soroterapia, outros protocolos são aplicados por meio de injeções intramusculares, mas que também servem para repor micronutrientes, vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. É o que acontece com a suplementação da vitamina D, que tem como objetivo melhorar a imunidade e vitalidade do organismo.

 

É o mais indicado, muitas vezes, a pacientes que têm um aumento muito expressivo do consumo e precisam de uma recuperação imediata (como em atletas e pacientes em quimioterapia) ou para aqueles que têm deficiência estabelecida por baixa absorção, como os portadores de intolerância alimentar, doença inflamatória intestinal (Disbiose) ou submetidos a cirurgia bariátrica.

 

Outros protocolos agem em áreas específicas do corpo e têm função estética, como o voltado para os glúteos e tecido adiposo: “Este protocolo utiliza enzimas e antioxidantes e ajudam a queimar gordura localizada. Além de melhorar o volume e a aparência da pele, o abdome fica bem definido e o bumbum empinadinho”, diz a médica que já oferece o serviço, mas fará uma atualização em breve para trazer novidades mais uma vez para a região. “É uma ferramenta excelente para quem sonha com um abdome trincado e bumbum durinho, sem celulite ou flacidez, quando aliado à atividade física, alimentação saudável e boa hidratação”, complementa.

 

 

IMPLANTES HORMONAIS

 

Os implantes hormonais fazem parte desse pacote que envolve os protocolos injetáveis e podem ser de longa ou curta duração. Eles consistem num tubinho de silicone quase tão fino quanto um palito e são instalados sob a pele, geralmente do glúteo. No local, o implante libera aos poucos os hormônios, imitando a produção natural de uma glândula secretora de hormônios em que estando acordado ou dormindo há liberação lenta e contínua, diferente da absorção transdérmica ou injetável intramuscular, na qual a liberação ocorre em picos e acaba ultrapassando o valor fisiológico da normalidade na hora da aplicação e, quando está quase acabando o efeito, a liberação é muito pequena ou quase nula.

No caso do implante de Gastrinoma, a médica diz que o seu uso possui alguns benefícios esperados como a melhora da disposição e o aumento da libido pela ligação ao receptor de testosterona, interrupção das menstruações (eliminando cólicas e TPM), melhora do humor, energia, além de poder favorecer o ganho de massa magra e reduzir a gordura corpórea e a celulite.

 

Porém, tais efeitos benéficos são secundários e dependem da rotina da paciente: “Ela precisa cuidar da alimentação, fazer exercícios regulares e ter uma rotina saudável”, conta a profissional que estudou e chegou a estagiar com o médico, cientista e pesquisador, Dr. Elsimar Coutinho, referência mundial quando o assunto é implante hormonal.

 

Dra. Aline chama a atenção para alguns mitos que atrapalham o entendimento sobre os implantes hormonais, como o de que eles causam câncer: “Antigamente as substâncias utilizadas eram provenientes da égua (animal que mais se assemelhava à produção hormonal aos humanos) e estes sim, causavam câncer. Hoje, os hormônios são produzidos em laboratórios e são bioequivalentes aos do corpo humano, então não há mais esse risco.“

 

Outro mito é o “chip da beleza”. A médica alerta que este termo não existe, pois não é correto chamar de chip já que não é um dispositivo eletrônico e sim um pallet similar a um comprimido sucado e muito menos “da beleza”, por não ter indicação estética. Ainda assim, havendo indicação clínica: “Se a paciente não se dedicar com boa alimentação e no exercício físico, o efeito pode ser o contrário. Outro efeito negativo que pode aparecer é o surgimento de acne e queda de cabelo – que temos como combater. Mas, ainda assim, quando os implantes são indicados por alguma desordem hormonal podem ser grandes aliados da beleza, trazendo definição corporal com a troca de massa gorda por massa magra, melhorando a autoestima e dando um verdadeiro “up” na qualidade de vida. Basta a paciente fazer a parte dela.

 

Ela lembra que a indicação de qualquer protocolo deve ser feita por um profissional médico devidamente habilitado, que receitará a melhor estratégia, de acordo com a necessidade individual do paciente. A aplicação deve ser feita em um ambiente específico e seguro: “Aqui na clínica temos uma equipe especializada composta por técnicas de enfermagem que executam as prescrições médicas. No caso dos implantes hormonais, eu mesma faço questão de implantar.”

 

 

OTIMIZAÇÃO METABÓLICA

O reparo nutricional e metabólico é fundamental para o corpo humano e a combinação de hábitos saudáveis faz parte desse pacote. Mas, para funcionar a pleno vapor, o organismo precisa estar com todas as suas funções equilibradas. Por isso, Dra. Aline Brassanini revela que, seja qual for a terapia escolhida, é preciso buscar a raiz do problema e não somente tratar a sintomatologia: “Digo para quem me procura que precisamos fazer uma otimização metabólica. Sempre temos algo a ser melhorado, por isso busco sempre ampliar o estado de saúde com a medicina que exerço.”

 

“Começo investigando possíveis desordens metabólicas como intoxicações, inflamações, metilações (processos inflamatórios que dificultam o trabalho do organismo), intolerâncias alimentares e até mesmo o funcionamento do intestino. Avalio a qualidade do sono, a dificuldade em perder peso ou ganhar massa muscular, se há queda de cabelo, unhas fracas, dores de cabeça, sonolência ou fraqueza, por exemplo. Além disso, é preciso avaliar cada hormônio individualmente e se ele está trabalhando da forma correta. Ainda tem o quesito da resistência insulínica que dificulta o emagrecimento. E não para por aí! Tudo tem que sincronizar como em uma orquestra”, explica.

 

 

PARA INSPIRAR, NADA MELHOR DO QUE SER EXEMPLO

 

Com essa premissa, Dra. Aline Brassanini conquista os seus pacientes por ser a prova viva de que uma rotina saudável, com disciplina e organização, dá sim resultado. Não é à toa que quem entra em seu consultório dá de cara com uma boa dose de motivação ao encontrar uma profissional que executa o que prega: “Eu sou apaixonada pela vida com saúde e vi a oportunidade de juntar o Lifestyle com a medicina ao perceber que muitos pacientes se espelham em mim para atingir seus objetivos”, ressalta.

 

A médica conta que isso acontece principalmente com as mulheres: “Quando elas descobrem que também sou mãe, esposa, dona de casa, trabalhadora e que mesmo numa rotina corrida como a delas, ainda encontro tempo para me cuidar, elas percebem que é possível mudar o estilo de vida para obter mais saúde.”

 

Para efetuar a mudança no estilo de vida tem que ter coragem e força de vontade para mudar prioridades: “Tento mostrar que não sou diferente de ninguém, que me colocar em primeiro lugar, às vezes, vai refletir na saúde não só minha, mas de todos os outros que estão ao meu redor. Ao me priorizar, priorizo junto a minha família e os meus pacientes, já que isso garante meu bom humor, minha energia e vitalidade.”

 

 

 

VIDA SAUDÁVEL: O GATILHO DA TRANSFORMAÇÃO

 

A médica fala abertamente sobre a sua rotina nas redes sociais e isso atraiu muita gente que se inspira no seu lifestyle: “Recebo muitas perguntas sobre assuntos que envolvem a saúde e procuro fazer meu papel também na internet.” Hoje, o seu perfil tem quase 20 mil seguidores.

 

Mas quem olha o corpo trincado da profissional não imagina que nem sempre foi assim. A mãe de Catherine, de 8 anos, e Lucas, de 7, conta que foi depois da segunda gravidez que percebeu que precisava viver um novo estilo de vida: “Depois de ter meu filho mais novo, fiquei bem acima do peso. Na época, já estava cursando Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia (IPEMED – Brasília), foi aí então que percebi a necessidade de me cuidar mais do que nunca. Foi quando decidi me priorizar para estar bem para os meus filhos, para a minha casa e também para o meu trabalho. A minha principal motivação foi perceber que eu queria que meus pacientes me vissem como exemplo de superação e inspiração, afinal quem iria acreditar na medicina que prego se eu não fosse o exemplo vivo dela?” explica.

 

Para colocar em prática a mudança foi preciso voltar a praticar atividade física. A médica optou por um personal trainer para ter mais foco nos treinos: “Eu busquei um educador físico de excelência, Agostinho Figueiredo (Katão), que acabou fazendo muito mais do que me passar uma planilha de exercícios. Ele despertou em mim a curiosidade para que eu me aprofundasse na área de performance corporal.”

 

Foi quando ela decidiu cursar Metabologia do Esporte: “Isso foi fundamental para colocar em prática todo o aprendizado que eu tinha adquirido. Consegui transformar o meu corpo a ponto de atingir minha melhor performance corporal da vida, mesmo depois de ser mãe duas vezeS,” fala ela.

 

Dra. Aline investiu também na alimentação e levou as mudanças para toda a família: “Hoje, aqui em casa comemos comida de verdade. O café da manhã, por exemplo, tem panqueca feita com ovos, aveia e banana, cuscuz ou tapioca, café sem açúcar e frutas variadas. No almoço é comida simples, básica e completa. O nosso cardápio tem frango com legumes, arroz, feijão e bastante salada. O suco de fruta é sempre natural, geralmente é limão, graviola ou suco detox, tudo sem açúcar” diz.

 

Para o planejamento dar certo, ela também vai para a cozinha: “Eu mesma faço questão de preparar o jantar. Sempre escolho uma carne ou frutos do mar grelhados. O acompanhamento é geralmente brócolis, ervilhas ou cogumelos. Nada muito elaborado. Pra funcionar, a alimentação tem que ser prática e rápida senão a pessoa acaba no delivery ou comendo besteiras.”

 

Mas, mesmo com opções saudáveis, vale lembrar que é preciso ter prazer na alimentação. Por isso, a profissional é enfática ao afirmar que o segredo da felicidade e da mudança efetiva é o equilíbrio: “Quem me conhece sabe que sou bem comilona e gosto mesmo de comer bem. Dificilmente como besteiras, porém não abro mão da minha sobremesa no fim de semana. Eu sempre busco fazer um balanço calórico na minha cabeça e se exagero aos sábados e domingos, entro em um jejum intermitente ou seguro as calorias durante a semana, além de me esforçar mais nos treinos. A matemática tem que bater”, complementa.

 

CONHEÇA DRA. ALINE BRASSANINI

Dra. Aline Brassanini Schulz nasceu em Maringá (Paraná) e mudou-se para Barreiras (Bahia) com os pais, produtores rurais, quando tinha 12 anos. Saiu da cidade baiana para cursar a faculdade de medicina em ribeirão Preto SP (UNAERP) para só depois disso, voltar, em 2010.

 

Com 12 anos de formada, a profissional atua em seu consultório médico na cidade de Barreiras e vai iniciar o atendimento também em Luís Eduardo Magalhães: “Acredito em uma medicina humanizada, gosto de ouvir o paciente, gerar confiança, conhecer as dificuldades individuais e trabalhar nessas falhas. Acabo tendo uma relação profissional, mas principalmente humana. O tratamento acontece de dentro para fora, da parte emocional à física, nutrindo e despertando a autoestima e a confiança no meu paciente, esse é meu conceito de medicina.”

 

 

FAMÍLIA, A BASE DE TUDO

 

Foi no município baiano que conheceu o marido também paranaense, administrador e produtor rural Maikel Schulz, com quem é casada há 9 anos. O casal tem dois filhos, Catherine de 8 anos e Lucas de 7, que compartilham da rotina que inclui muito contato com a natureza, na fazenda Pérola – propriedade da família ou na chácara dos pais da médica. É quando se desconectam para recarregarem as energias: “As crianças amam brincar na terra e com os animais e evitamos ao máximo o uso de eletrônicos”, conta a profissional.

 

Na agenda de lazer da família estão ainda viagens em feriados e datas especiais. Recentemente, eles estiveram no Parque Beto Carrero World em Santa Catarina e na Disney, em Orlando. Mas a médica confessa que o pé na areia faz pulsar o coração mais forte: “Amamos ir juntos à praia! Morro de São Paulo é nosso destino favorito!”

 

Para manter-se equilibrada na vida e passar essas boas vibrações aos pacientes, Aline revela: “Eu gosto de andar com os pés descalços para descarregar as energias e recarregá-las com o sol na palma das mãos”. Para alimentar o espírito, ela conta que vai com o marido e os filhos aos cultos dos domingos e não abre mão de falar com Deus: “Aqui em casa oramos com nossos filhos todas as noites fazemos questão de ensinar o mais importante para eles, que é a palavra de Deus”, finaliza.

 

*Essa entrevista tem caráter informativo e não substitui a consulta e conduta médica.

  • Compartilhe: