Saúde mental: Um investimento que garante bem-estar e qualidade de vida

Com certeza você já ouviu falar ou leu por aí, algo relacionado à saúde mental. E não é para menos: hoje esse tema é amplamente discutido nas mais variadas plataformas e ganha cada vez mais destaque, principalmente na internet. Para se ter uma ideia, somente o aplicativo TikTok, ao buscar a hashtag #saudemental, o resultado é de 896 milhões de vídeos. Já a hashtag #ansiedade tem 2,4 bilhões de resultados e #depressão, 1,3 bilhão. Vale ressaltar, que 46% dos adolescentes brasileiros de 10 a 17 anos já têm uma conta nessa rede social, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios. 

Se entre os jovens, o termo saúde mental já virou debate recorrente, para os adultos e idosos ele é mais do que realidade. Isso se deve em parte à pandemia da Covid -19, que fez aumentar em 25% o número de transtornos mentais nessas faixas da população. Os dados são da Organização Mundial de Saúde e são um termômetro para o trabalho de especialistas espalhados por todo o mundo.

Crédito: Divanildo Silva

Para o médico psiquiatra Dr. Alexandre Rizkalla, é preciso investir mais em saúde mental pois sem ela é impossível lidar bem com emoções, sejam elas positivas ou negativas: “Qualquer transtorno não tratado e sem acompanhamento, que gere algum comprometimento nas emoções e funções psíquicas, pode trazer graves problemas à saúde mental do indivíduo”, explica o médico.

Se a mente não está equilibrada não existe qualidade de rotina pessoal ou profissional e isso ficou muito evidente, principalmente nos últimos dois anos, como conta o médico, que viu crescer a procura por atendimento em seu consultório: “Nesse momento ímpar pós-pandemia, o que mais estamos visualizando é o aumento dos transtornos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático – TEPT e as insônia.”

Para que o cuidado seja completo, é preciso buscar um tratamento multidisciplinar, como ressalta a psicóloga Flávia Rizkalla: “A terapia é uma ferramenta importante que auxilia o processo da descoberta de si e da raiz das questões, mas é preciso uma mudança de hábitos para obter resultados mais duradouros”. Ela acrescenta que o indivíduo deve incluir na agenda atividades prazerosas e que gerem bem estar, como o exercício físico e a alimentação adequada. 

A especialista lembra que a ação deve ser integrada, ainda que o olhar seja individualizado para cada caso: “O campo da saúde mental influencia e é influenciado por questões muito complexas e profundas, mas que são de cada pessoa, que é única. O tratamento multidisciplinar é essencial para unificar todas as possibilidades terapêuticas e garantir qualidade de vida mais ampla ao paciente”, finaliza ela.

@dralexandrerizkalla

@flaviarizkalla

  • Compartilhe: