Quando o positivo não vem

Médico especialista fala sobre os motivos da infertilidade e o que fazer para realizar o sonho  da gravidez

Texto: Vitórian Tito

A gestação é um dos acontecimentos mais esperados da vida, para muitas mulheres e casais, mas após a decisão de ter um filho, nem sempre o caminho a seguir é um mar de rosas. A começar pela espera, que para muitos pode acabar sendo longa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a ausência de gravidez após 12 meses de tentativas com relação sexual sem contraceptivos pode ser definida como infertilidade. Estima-se que o problema atinge cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva. As causas podem estar no homem, na mulher ou em ambos. O órgão indica ainda, que em todo mundo, o número de pessoas inférteis pode ser de até 80 milhões. Já no Brasil, a estimativa é de que esse mesmo dado chegue a 8 milhões.

Não conseguir engravidar pode acontecer por diversos fatores, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). Entre eles estão as disfunções do sistema reprodutor. Em 35% dos casos em mulheres, 35% em homens, 20% em ambos – os 10% restantes são desconhecidos. 

A boa notícia é que a maioria dos casos são tratáveis. Segundo o médico ginecologista, Jorge Valente, seja qual for o diagnóstico, manter a saúde em dia é a principal recomendação para melhorar os gametas feminino e masculino, que são os óvulos e espermatozoides. O profissional explica que essa é a melhor forma de prevenir a infertilidade e aumentar as chances de um resultado positivo: “Às vezes o segredo está nos hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regulares para controle do peso e ter cuidado com a saúde mental, para evitar estresse e ansiedade”, diz ele. Aliás, sobre isso ele é enfático: “são fatores que reduzem muito as possibilidades de uma gravidez”. 

O médico alerta que a alimentação pode ser de grande ajuda: “Reduzir o consumo de bebidas alcóolicas, açúcar simples, glúten e óleos vegetais, além de parar completamente de fumar podem melhorar e muito a fertilidade. Estudos mostram que só o fato de sair da obesidade ou do sobrepeso aumenta pela metade a chance de engravidar.” 

O especialista conta ainda, que em outros casos, são algumas doenças que atrapalham o percurso: “Existem patologias que fazem parte dessa lista, como problemas na tireoide, diabetes, hipertensão e obesidade. Em 50% dos casos, a infertilidade é causada por síndrome do ovário policístico e endometriose. Nos homens é a varicocele uma das principais vilãs.” 

A minoria dos casos é sem causa aparente. São aqueles 10% nos quais é impossível descobrir o motivo de o corpo não responder à reprodução. É aí que entra aquela velha receita da manutenção de uma vida saudável. 

Seja qual for o caso, se existe demora para a concepção do bebê, a melhor saída é buscar a avaliação de um médico especialista para fazer uma investigação completa e identificar as causas e o tratamento mais adequado para cada situação:  

Entenda o diagnóstico: 

Endometriose

Essa é uma doença inflamatória causada pelo crescimento anormal do endométrio, o tecido que reveste o útero, que pode atingir trompas, ovários e outros órgãos. 

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

A síndrome é fruto de um desequilíbrio hormonal e é tão comum que pode permanecer não diagnosticada em boa parte das mulheres. A disfunção altera o ciclo menstrual e é uma das principais disfunções ovarianas. 

Varicocele

A doença é representada por uma dilatação na veia do testículo que drena o sangue testicular e aquece a bolsa escrotal, o que reduz consideravelmente a quantidade e qualidade dos espermatozoides. 

@drjorgevalente

  • Compartilhe: