O poder da sedução: um exercício de criatividade

Sexóloga explica como esquentar a relação e manter acesa a chama a dois 

Texto: Vitórian Tito 

No início, tudo é como a explosão dos fogos de artifício. Os beijos são quentes, as carícias melhores ainda e na cama a sintonia é total. Essa euforia toda faz parte das descobertas e da novidade no relacionamento. Mas, o passar do tempo para alguns casais não é nada fácil. O relacionamento acaba na rotina e os casais, ocupados demais com os seus afazeres se acomodam e negligenciam a relação. 

Isso não significa que não é possível reajustar a rota principalmente quando existe afeto, desejo ou interesse no outro. É o que afirma a psicóloga e sexóloga Mirna Rosier, especialista em sexualidade humana e terapeuta de famílias e casais. Segundo ela, quando a rotina se torna mais do que visível e passa a incomodar, é sinal de que chegou a hora de se abrir ao diálogo e dedicar tempo à conexão com o parceiro: “Essa é a maior queixa mais comum no meu consultório, seja em dupla ou individualmente. Tudo gira em torno da insatisfação sobre a frequência sexual. “

A psicóloga explica que antes de querer aumentar a quantidade é preciso avaliar a qualidade da relação: “Os casais não tem mais tempo para si mesmos, se envolvem em demandas do dia a dia e não reservam um tempo de qualidade para estar com a sua parceria. As relações longas são diferentes daquelas que estão no início, quando basta a pessoa ver a outra que o corpo responde. Nesta fase é preciso estimular a vida a dois.” Por isso, fazer algo diferente e conhecer novas possibilidades é a chave para reinventar experiências e resgatar o prazer na relação. 

A mudança está nos detalhes

Para garantir uma relação longa e saudável é preciso ter criatividade, para manter a atração e gerar disponibilidade para o outro. Mirna conta que nessa busca pelo entrosamento, a sedução acaba sendo um recurso que passa muitas vezes também, por como estamos nos sentindo conosco e não a sedução pela obrigação de fazer aquilo pelo outro: “a pessoa só vai conseguir se comprometer se usar como motivação o fazer isso por ela mesma e pelos dois. Ao fazer isso, a atenção se volta pra si, para o relaxamento, para o bem estar, para que as técnicas de sedução funcionem, já que isso envolve linguagem corporal e gestual.

Sedução nada mais é do que um conjunto de características capazes de despertar interesse, fascínio e, é claro, desejo. Nessa dinâmica de buscar mais qualidade de vida, ela é personagem protagonista e desempenha papel fundamental para criar conexões mais fortificadas, apimentar momentos e ajudar no desenrolar das coisas. Ela não é planejada, acontece naturalmente e é consequência da convicção de que ser amado não é apenas possível, como também algo de merecimento a qualquer ser humano. 

A sexóloga ensina que que é interessante estar atento aos estímulos externos capazes de abrir o leque de ideias, como livros, filmes, músicas, imagens ou até mesmo ir para algum lugar diferente:”Seduzir envolve a questão de exercitar a criatividade, e isso acontece tentando mostrar ou observar o que está acontecendo ao redor que seja estimulante ao mesmo tempo”, explica. 

É sobre deixar fluir e encontrar o que faz bem dentro dos recursos, valores e dinâmica do casal. A própria internet é um excelente banco de ideias ou de informações para quem quer saber mais a respeito de novidades a dois, já que existem até mesmo cursos voltados para o assunto. Sendo confortável e consensual, tudo é válido. “Isso acontece ao observar a história do relacionamento e até mesmo ao lembrar de outros diálogos onde a parceria pontuou interesses e desejos. É muito interessante quando casais compartilham fantasias e expectativas que envolvem essa dinâmica do contato físico”, explica Mirna.

Um mundo de possibilidades

O universo dos sex toys pode abrir uma nova fase de descobertas nos momentos íntimos para quem quer intensificar a relação. Eles são ferramentas úteis para aproximar o casal e exercitar a criatividade. “Quanto mais livre e desprendido o casal conseguir ser durante a relação, maior a probabilidade de eles experimentarem potenciais diferentes na dinâmica relacional, mas isso deve ser conversado, observado e experimentado a dois”, conta a profissional. 

“Se você colocar um vibrador no momento da relação, ele não vai agir como um adversário ou como algo que está desviando a atenção. Estamos falando de proporcionar sensações diferentes à parceria”, diz ela. E ao contrário do que se imagina, eles estão caindo na graça do povo e revertendo a ideia de tabu: só no início da pandemia, em 2020, o comércio brasileiro registrou aumento de 50% na venda de vibradores, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico (Abeme). 

Caminhar junto

Quando a relação está fora dos trilhos e o casal não consegue acertar o caminho, incluir a presença de um sexólogo é uma boa pedida para solucionar questões ligadas não apenas ao sexo, mas também ao autoconhecimento e convívio relacional. 

Se soltar, se manter atraente para si e para o outro e exercitar a criatividade é importante, mas conversar com um profissional qualificado pode ser a peça que faltava para os quebra-cabeça encaixar de vez: “O profissional pode ajudar nessa dinâmica sendo a ponte para tratar do assunto naturalmente e um leme para que o casal retome a estrada e seja feliz novamente”, complementa a sexóloga.

  • Compartilhe: