NÚCLEO MULHERES DO AGRO: Conheça esse grupo que faz a diferença

Texto: Vitórian Tito

 

Elas são força, compromisso e seriedade, principalmente quando o assunto é agronegócio. A presença feminina já lidera 31% das propriedades rurais de todo o país segundo dados da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Essa significativa participação no segmento se dá pelo posicionamento de mulheres em papéis de notoriedade, especialmente no nordeste do país, região que se destaca no agronegócio brasileiro.

 

Foi pensando nisso, que no meio do cerrado baiano, um grupo de 35 mulheres criou uma organização independente intitulada de Núcleo Mulheres do Agro. O objetivo inicial era de promover o desenvolvimento pessoal e profissional de suas integrantes, que são mulheres que fazem parte direta ou indiretamente da cadeia de produção agrícola, como conta a presidente da organização, Suzana Viccini – produtora rural e integrante do ranking da Revista Forbes das 100 Mulheres Poderosas do Agro.

 

De acordo com ela, o tempo fez com que as ações se voltassem também para a comunidade e hoje, o Núcleo assina projetos, como o “Algodão que Aquece”, que já atendeu mais de 8 mil crianças com a entrega de agasalhos 100% algodão e com o desenvolvimento de ações lúdicas e educativas; o “Plante Amor Salve Vidas”, que em sua última edição do Outubro Rosa e levou atendimento médico gratuito a cerca de 300 mulheres de comunidades rurais e ainda o “Plantar para Alimentar” que já distribuiu 14 mil cestas básicas em 32 municípios baianos: “Nosso objetivo tem sido trabalhar nossos projetos e ações envolvendo as comunidades e impactando as pessoas de forma transformadora. Por mais simples que sejam nossas ações, o desejo de impactar e de valorizar cada uma das pessoas atendidas é sempre muito grande”, explica Suzana.

 

A presidente faz um balanço da atuação do Núcleo nos últimos 6 anos e adianta os projetos futuros: “Somos uma instituição muito forte, responsável e equilibrada, que tem como missão continuar impactando vidas e ajudando pessoas a desenvolverem o seu potencial. Em 2022, vamos investir ainda mais nos projetos em andamento e em conhecimento sobre a agricultura, para gerar a inclusão das comunidades rurais. Estão previstos também, eventos institucionais para fornecer informações técnicas e contribuir com o desenvolvimento pessoal das nossas integrantes. E claro, trazer mais mulheres para o grupo que estejam alinhadas com os nossos princípios e valores e que desejem contribuir com cada projeto”, finaliza.

 

@nucleomulheresdoagro

  • Compartilhe: