Je t’aime Paris! Renda-se aos encantos da Cidade Luz

Texto: Louise Calegari

É a mais pura verdade: se você for a Paris uma vez, seguramente vai querer voltar. O motivo é que a cidade – que é uma das mais visitadas do planeta – não se cansa de ser linda e de encantar. Do roteiro turístico obrigatório ao passeio despretensioso: não há como não se deixar levar pelas belezas e detalhes que a capital francesa oferece para aqueles que se permitem observar atentamente. 

Apesar de ser um grande centro urbano, repleto de opções para pessoas de todas as idades e mais diversos gostos, Paris guarda os ares românticos deixados pela arquitetura peculiar e pelos registros históricos. Além disso, a cidade, que é dividida em 20 bairros numerados, os chamados arrondissements, guarda ainda um infinito caldeirão artístico e cultural: Lá estão o museu do Louvre, as famosas Catedral de Notre Dame e Basílica de SacréCœur, a torre mais famosa do mundo (Eiffel) e tantos outros locais apaixonantes.

Paris lhe convida a caminhar e a apreciar o sol batendo nos telhados cor de ouro e no meio do trajeto, exercitar a arte de contemplar os parisienses cortando apressados as ruas, enquanto toma um bom café ou uma taça de vinho, nas dezenas de cafés charmosos da cidade. 

A pé, poderá conhecer as belas e estreitas ruas de bairros, como Le Marais (patrimônio histórico da Unesco), Montparnasse e Montmartre. Para completar, não deixe de passear na beira do rio Sena, sempre repleto de barcos turísticos e casais apaixonados.

Coma um crepe na rua. Compre um croissant ou um doce em alguma boulangerie (padaria) e em hipótese alguma, não deixe de passar por debaixo do Arco do Triunfo. Ah! E se estiver com disposição de gastar, vá e volte inúmeras vezes na sofisticada ChampsÉlysées, que guarda as melhores grifes internacionais. 

Cada visita, uma história diferente 

Conheça Paris através dos olhos de quem já foi à cidade mais de uma vez

A arquiteta barreirense Jessica Nunes esteve pela primeira vez em Paris no ano de 2013. Na época foi até lá para conhecer principalmente a arquitetura local. Foi amor à primeira vista, como ela mesma conta: “Na época já achei a cidade encantadora e fiquei com vontade de voltar para explorar o local sob um novo olhar.”

Foi exatamente isso o que ela fez ao lado da amiga, a famosa estilista mineira, Denise Valadares. As duas viajaram em fevereiro deste ano e aproveitaram para fazer uma imersão na moda e na arquitetura parisienses. Além disso, fotografaram na cidade, a nova coleção de Denise, a DV Essence, que traz muitos brilhos, bordados e luz, com a pegada clássica da estilista, que é o handmade: “Escolhi voltar a Paris porque é o berço da moda e da arquitetura e é o lugar que consigo me inspirar e ver as tendências. A cidade é uma das locações de principais para a minha coleção”, explica Denise.

Juntas, as amigas também conheceram mais da gastronomia, através dos restaurantes mais disputados. O roteiro incluiu ainda visitas às principais galerias de luxo.

Dicas de Jessica Nunes e Denise Valadares:

Não deixe de experimentar a pizza trufada do restaurante Loulou e de ir aos restaurantes L’Avenue, Girafe, Gigi e Matingnon, além do bar Kong. Hospede -se sem medo no hotel Rochester Champs Elysee e faça uma visita à confeitaria Laduree, famosa por ter os melhores macarons do mundo. Para um café em um lugar excepcional, indico o Ralphs café que é muito fofo e vale a experiência. Em hipótese alguma deixe de visitar as galerias de luxo Le Bon Marché, Samaritaine e Lafayete.

Crédito: Daniela Petrel

Carol Felippi é jornalista, empresária e influencer. Em seu perfil acumula quase 500 mil seguidores. Apaixonada por moda e gastronomia, Carol já perdeu as contas de quantas vezes já foi à Paris, sua cidade favorita: “Paris é sem dúvida, meu destino preferido! Em todas as minhas passagens pela Europa, eu a deixo como último destino, para aproveitar com calma. Eu desconheço um lugar com tanta beleza, elegância e encanto, ela é extraordinariamente tentadora. Soa a clichê, mas é a mais pura verdade”, garante a jornalista.

A mais recente viagem à cidade foi dezembro do ano passado, onde ela passou o réveillon com o marido Jorge e o Filho Bernardo: “Brinco que tenho uma história de amor com Paris que vai além dos cartões postais, se eu pudesse escolher um lugar para morar que não fosse o Brasil, certamente seria a capital francesa”, diz. 

Como ela é expert em cliques fora da curva, aproveite as dicas que vão além de uma experiência inesquecível e vão levar seu álbum de fotos à um patamar bem mais elevado: 

Dicas de Carol Felippi

Bairro de Saint Germain des Prés é o melhor para se hospedar na cidade. Sempre alugamos apartamento por temporada no Airbnb. Lá você pode passear pelas ruas cheias de patisseries e chocolaterias, antiquários e galerias de arte, sem esquecer da parada obrigatória: um chocolate quente, uma taça de champanhe ou vinho no Brasserie Lipp, Café de Flore ou no Café des Deux Magots. A melhor pedida para quem gosta de gastronomia é passar a tarde no Le Bon Marché. Na sessão gourmet tem queijos, peixes frescos, chocolates, macarons, além de uma sessão luxo com produtos como foie gras, trufas, salmão defumado e caviar. Recomendo os restaurantes Brasserie Lipp e o Voltaire, ambos com serviço impecável e comida maravilhosa.

Se quiser fechar com chave de ouro, para garantir uma noite especial e inesquecível (ideal para um jantar romântico ou um pedido de casamento) vá ao restaurante Lapérouse, fundado em 1766, que fica em frente ao Rio Sena e é um dos lugares mais fascinantes que já conheci.

Crédito: Arquivo Pessoal

@jornalistaabordo

@jessicavnunes

@denisevaladaresoficial

  • Compartilhe: