Irrigação automatizada é alternativa para economizar recursos e elevar produtividade

A tecnologia é uma aliada fundamental para agilizar processos do dia a dia e obter melhores resultados e na irrigação, isso não é diferente. Cada vez mais, novos sistemas que otimizam a irrigação são aplicados tanto em áreas de cultivo, como jardins de casas e edifícios, áreas comerciais, condomínios fechados e campos esportivos. 

O sistema faz uso da automação e pode ser projetado para qualquer tipo de vegetação, avaliando a necessidade real de cada espécie, solo e especificidade. Além da comodidade de uma irrigação mais eficiente, o principal objetivo está no uso inteligente da água e na redução de custos, como energia, a própria água, mão de obra, tempo e outros insumos, como o uso mais eficiente de fertilizantes. Outro caso interessante, é o sistema de bombeamento para transporte de água para bebedouros na pecuária, que facilita muito o manejo. Outro exemplo é o uso de sistema de bombeamento visando a pressurização da rede de água em prédios, casas e condomínios.

Para Sidney Castro Mármore, Gestor Comercial de irrigação do Grupo Jusama, um sistema de irrigação bem executado promove eficiência e pode reduzir custos: “Seja em pequenos jardins ou em grandes áreas agrícolas, a automação oferece a possibilidade de começar a irrigação em horário estabelecido, com tempo determinado e com o gasto da quantidade de água ideal para cada planta”, explica. 

Crédito: Divanildo Silva

Para que isso seja bem sucedido, é necessário montar um projeto que atenda às necessidades específicas de cada local, como ele destaca: “Apenas um profissional da área poderá mostrar o caminho certo para investir bem em um sistema de irrigação. No campo ou no paisagismo residencial, cada local requer um projeto específico para ser eficiente e dar retorno de acordo com os recursos financeiros disponíveis.”

Além de cada planta ser diferente, questões como clima, tipo de solo e demais fatores externos influenciam no processo de manter uma plantação irrigada e saudável. Por isso, processos modernos e automatizados são excelentes opções, especialmente em solos mais áridos, no caso das áreas de plantio, e em situações em que se tem pouco tempo para os cuidados com a jardinagem, no caso do paisagismo de casas, sedes de fazendas e pequenos comércios. 

GRUPO JUSAMA 

A empresa foi fundada em 1985 em Barreiras – BA. Hoje conta com três lojas, sendo duas em Barreiras e uma em Luís Eduardo Magalhães – BA. São mais de 25 mil itens, nos segmentos de motores, equipamentos, ferramentas, materiais elétricos, EPI’s, jardinagem, construção civil, agropecuária e irrigação, atendendo fazendas, indústrias, construtoras, empresas do comércio em geral, consumidores finais e prestadores de serviços.

@grupojusama 

@casadalavourairrigacao

  • Compartilhe: