EXEMPLO DE FORÇA E SUPERAÇÃO: Conheça Carminha Missio

Texto: Louise Calegari

 

O cativante sorriso de Carminha Maria Gatto Missio guarda uma história de luta, superação e sucesso. Hoje, a agricultora é primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), é sócia fundadora da Sementes Oilema e ainda está na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes Brasil.

 

Casada e mãe de três filhos, Carminha nasceu no município de Espumoso, no Rio Grande do Sul e foi para o Mato Grosso por causa do trabalho do marido. A mudança para Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, se deu depois disso, quando parte da família, de origem italiana, chegou ao município em 1985, buscando terras maiores para produzir grãos e assim melhorar a situação financeira. Ela e o esposo não pensaram duas: “As terras eram baratas, o que nos possibilitava investir em área para realização do sonho”, conta.

 

Em LEM, a família encontrou de cara um desafio, o de substituir o cerrado por produção de alimento: “Sonhávamos que um dia essa região da Bahia se orgulharia de nós, porque aqui fomos muito bem recebidos e aprendemos a amar essa cultura linda e forte. Aqui temos belezas naturais riquíssimas e apesar do solo arenoso, conseguimos aprender a desenvolver diferentes manejos que foram consolidando a produção de diversas culturas como soja, milho, algodão, e arroz, por exemplo”, lembra ela.

 

Segundo Carminha, o resultado foi conseguido através de muito esforço e pela herança deixada pela sua ancestralidade: “Desde que temos informação, nossos antecessores sempre trabalharam no campo. Até mesmo antes de virem da Itália para o Brasil, há mais de 130 anos, havia a certeza de que a agricultura que praticavam lá seria promissora aqui. Nós nascemos na roça e com parteira e aprendíamos, desde cedo, a fazer de tudo. Naquela época, ajudávamos nas tarefas diárias por meio período e no turno oposto frequentávamos a escola rural.”

Se na agricultura, Carminha é um exemplo a ser seguido, quando o assunto é conhecimento, ela é sinônimo de superação. O ensino médio só foi completado quando a advogada tinha 45 anos, após fazer um supletivo. Antes disso, trabalhou como costureira e artista plástica: “Em três meses, através de um supletivo de módulos, estudei muito e consegui concluir o ensino básico e o médio e no dia que conclui, já me inscrevi para o vestibular de direito. Eram 80 vagas e eu passei como trigésima colocada, fiquei muito feliz e aos 50 anos colava grau juntamente com vários amigos de meus filhos”, conta orgulhosa sobre a própria trajetória.

Carminha optou por não advogar, mas se especializou em direito do trabalho e fez um MBA em gestão do Agronegócio. Antes de ocupar o cargo de vice-presidente da FAEB, a agricultora foi presidente sindical por quatro anos, entre 2015 e 2018.

Quando questionada sobre o que a fez querer ir tão longe, ela é enfática: “Não sei se a palavra é coragem ou necessidade, mas a verdade é que não tínhamos muitas opções. Assim como a maioria das famílias em nossa região, no interior do RS, especificamente na Vila do Arroio da Prata, havia lá a Escola Rural Delfina da Cunha, e só tinha até a quarta série básica ou primária. Depois disso, era preciso se deslocar para a cidade e não se tinha condição nem de locomoção e nem econômica, razão pela qual, a maioria de nós não seguiu estudando na época certa. Com tantas dificuldades, acabávamos ficando no campo e nos tornando mão de obra para a produção agrícola.”

Hoje, a advogada e agricultora diz que mesmo em meio a tantos desafios, nunca teve medo, nem vergonha de exercer nenhum tipo de trabalho: “Cada passo foi perfeito e decisivo para que eu esteja onde devo estar. Acredito que isso acontece quando fazemos tudo com ética, responsabilidade, profissionalismo, respeito e orgulho de estar dando nosso melhor.”

Para os que se inspiram em sua história, ela ensina que a confiança é o primeiro passo para o sucesso na vida e na carreira: “Acredite em si e descubra o seu potencial. Deixem fluir sua essência e prepare-se com muito conhecimento, capacitação e coragem para estar onde quiser estar. Assim você será contributivas, feliz e terá realização.”

 

 

@carminhamissio

  • Compartilhe: