Entre belezas naturais e cenários afrodisíacos, Fernando de Noronha reúne atrações de tirar o fôlego em verdadeiro paraíso brasileiro 

Texto: Vitórian Tito

O Arquipélago de Fernando de Noronha, região originária de um extinto vulcão há cerca de 2 milhões de anos na costa nordeste do Brasil, é um dos pontos turísticos mais cobiçados por viajantes de todo o mundo. O destino de raiz pernambucana garante paisagens naturais intocadas pela ação humana, exala energias de um paraíso exótico isolado e proporciona momentos inesquecíveis de areia, sol e água fresca. 

Uma visita ao santuário é o desejo de muitos turistas que sonham um dia estar na ilha que é um berço de biodiversidade ecológica. Mas, a paisagem é tão incrível, que até mesmo quem já foi até o local, sempre volta. Esse é o caso da agrônoma e digital influencer Bárbara Borges, que se apaixonou pela energia de Noronha e sempre dá um jeito de repetir a dose. 

Ela conta que foi amor à primeira vista: “Tenho uma conexão muito forte com esse local. Os nativos dizem que a ilha acolhe os seus. E é verdade, pois desde a primeira vez que fui à Fernando de Noronha tenho a sensação de me reconectar com minha força interior.” A agrônoma adora viajar, conhecer novas culturas, sotaques e estilos de vida, mas elegeu Noronha como destino anual obrigatório. 

Longe da correria do dia a dia e do barulho da vida urbana, por lá ela se sente em um mundo à parte e consegue se reequilibrar, relaxar e se divertir. E sobre lazer, não faltam opções para curtir a viagem, como um simples banho nas águas cristalinas do mar ou nas piscinas naturais, ou as mais inusitadas, como trilhas, esportes aquáticos radicais e avistamento de tartarugas marinhas, golfinhos e tubarões nos recifes. 

Anote essas dicas:

Seja qual for o orçamento ou estilo da viagem – casal, família ou entre amigos – dá para aproveitar bem o que a ilha oferece e ter bastante conforto. Para ajudar aqueles que nunca estiveram em Fernando de Noronha, a viajante experiente reúne lista de hotéis, pousadas e passeios para todos os gostos e bolsos: “Todos os pontos de estadia são muito aconchegantes e eu amo a recepção que é oferecida lá, pois Noronha tem muito desse calor do nordeste. Além disso, recomendo fazer a maioria dos passeios pois cada um possui seu charme único”, diz.

Crédito: Arquivo Pessoal

TIRANDO O SONHO DO PAPEL

Quem também se encantou pelas delícias da ilha afrodisíaca foi a bancária Michele Freire. Ela já conhecia o destino, mas aproveitou uma promoção de última hora para revisitar o local e carimbar novas memórias no álbum de experiências. Como opção de hospedagem, ela escolheu uma pousada mais simples para sentir as vibrações ‘pé na areia’ de Fernando de Noronha e conhecer um outro lado do local, longe das pousadas mais luxuosas. 

Para quem quer visitar o arquipélago pela primeira vez, mas acha que não cabe no bolso, Michele explica que é possível pensar em formas de baratear a viagem e ainda aproveitar as opções de lazer de um jeito inesquecível: “a dica que eu dou é pegar uma pousada bem localizada e fechar passeios estratégicos. Eu por exemplo aluguei um carro e fiz um tour por conta própria, e isso barateia a viagem”, explica. 

Entre as experiências que não podem faltar, Michele Freire lista uma visita a Baía do Sancho, onde é possível encontrar golfinhos e conhecer o Morro Dois Irmãos; o pôr do sol no Bar do Meio, recheado de comida e bebida que valem cada centavo com um cenário incrível; e o forró do Bar do Cachorro, que acontece toda sexta-feira. “A energia do lugar é surreal, então eu recomendo para todo mundo que puder. É uma coisa de outro mundo e que hipnotiza”. 

Confira as dicas: 

Hospedagem: 

– Dolphin Villa Noronha

– Pousada Filó

– Pousada da Praia 

– Pousada Maria Bonita

Passeios: 

– Visita às praias paradisíacas

– Snorkel na Praia do Leão 

– Foto no Morro Dois Irmãos, na Praia da Cacimba

– Dia na Praia da Conceição

– Mergulho de cilindro 

– Pôr do sol no Bar do Meio 

– Baía do Sancho

– Forró do Bar do Cachorro

Gastronomia:

– Risoto de polvo e drink ‘Pedra do Peão’, no Bar do Meio 

– Restaurante Cacimba Bistrô

– Crepioca de dourado no Morro do Farol 

Sobre Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um Parque Nacional de preservação ambiental desde 1988 e foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco em 2001. E todo esse charme não é para menos: a região é composta por 21 ilhas isoladas da degradação humana e ocupa uma extensão de 26 km² de pura beleza natural. Dessas, só a ilha principal – a que leva o nome do destino – é habitada por uma população de pouco mais de três mil pessoas. As demais ilhas só podem ser visitadas com licença do IBAMA. 

O turismo é a principal atividade econômica do atrativo da costa pernambucana, seguido pelo comércio e a pesca. O ano de 2020 foi muito ruim para a economia da região – consequência de sete meses de isolamento da ilha para conter os avanços da covid-19. Em contrapartida, o ano seguinte chegou para surpreender: 2021 bateu recorde de visitantes com um total de 114.108 mil turistas, o maior fluxo já contabilizado e quase quatro vezes maior que o registro anterior.  

Para manter a preservação ecológica e evitar a degradação da biodiversidade da fauna, flora e vida marinha do arquipélago, o paraíso brasileiro cobra uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA) obrigatória a todos os turistas que desembarcam em Fernando de Noronha, que não custa mais que R$ 100 e é cobrada por dia. Só em 2021, a TPA arrecadou R$ 41,5 milhões para a administração da ilha. 

Quem deseja aproveitar todos os tipos de passeios e mergulhar de cabeça nas possibilidades que só Fernando de Noronha pode oferecer também precisa se atentar à taxa do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Ela é cobrada apenas uma vez e não é obrigatória, mas expande o leque de passeios e visitações, especialmente para as principais praias e passeios na Baía dos Porcos, Atalaia, Sancho, Leão e Sueste. 

Crédito: Arquivo Pessoal

 

@barbaraborgee

@micha_freire

  • Compartilhe: