Conheça Tulum, a cidade mexicana banhada pelo mar do Caribe que virou a queridinha dos famosos

Texto: Vitórian Tito

Imagine um lugar com comida pra lá de picante, mariachis animados e aquela música para tirar o pé do chão. Some a isso gente com energia vibrante e um mar azulzinho de cenário paradisíaco. Esse lugar existe e se chama Tulum, destino que tem sido o preferido de influencers e famosos. 

Entender o porque dessa cidade estar entre as top 10 não é difícil, a começar pelo local em que está situada: o México. O país é cheio aventuras únicas e experiências inesquecíveis, tanto pela beleza natural como pela riqueza dos sítios arqueológicos. A mistura perfeita para quem quer aproveitar o momento presente, sem esquecer das antigas civilizações que sobreviveram às viradas das páginas do tempo. 

Em Tulum é possível testemunhar como viveu uma das mais antigas civilizações do mundo: os Maias. Esse povo ficou conhecido pela construção de grandes cidades e pelo forte império que sucumbiu à chegada dos conquistadores espanhóis, no século XVI.

Ao chegar, a primeira coisa que o turista vê são as muralhas construídas justamente para proteger o antigo povoado. Essa é, inclusive, a origem do nome: um termo maia que significa barreira ou parede. 

Tulum fica a cerca de 130 km de Cancún e tem pouco mais de 46 mil habitantes. O local, banhado por um mar azul turquesa, tem uma inexplicável integração entre cidade e natureza, tranquilidade do dia a dia, arquitetura rústica e opções de lazer totalmente fora da caixinha. 

Mas não é só isso: a cidade se desenvolveu e tem hoje uma rede hoteleira com infraestrutura para receber até mesmo os visitantes mais exigentes, sem deixar de lado aqueles que buscam total integração com a natureza. São muitos os hotéis que funcionam sob o conceito da sustentabilidade em primeiro lugar, sem chuveiros ou mesmo iluminação elétrica: os banhos são com água do mar e as noites se iluminam à luz de velas. Mas nem por isso deixam de ter charme e elegância com uma arquitetura pra lá de arrojada. Outro ponto alto são as locações instagramáveis que garantem fotos de tirar o fôlego!

A nossa equipe convidou três mulheres incríveis que já foram à Tulum para contar sobre a experiencia e dar super dicas sobre o destino. Veja a seguir:

Manu Colpofisch (@manucolpofisch)

Manu Colpofisch queria aproveitar a virada de ano em uma viagem romântica e super especial ao lado do namorado. A publicitária, influenciadora digital, empresária e importadora de produtos de decoração decidiu ir para Cancún. Lá, aproveitou a proximidade para visitar o povoado. Os motivos? Desejo de conhecer o estilo e perfil do local, ver de perto a riqueza arquitetônica para respirar um pouco de história: “Tulum tem algo muito em comum com o que eu venho fazendo há mais de um ano no ramo da decoração, e eu sabia que ia encher meus olhos, meu coração e minha alma de ideias”, conta ela. 

Segundo ela, foi possível vivenciar a gostosa sensação de aproveitar uma realidade diferente de tudo ao que estava acostumada: muito glamour mesmo sem iluminação elétrica, chuveiro, secador, ar-condicionado e com escassos pontos de energia para carregar o celular. É o que oferece um dos hotéis mais famosos do local, o Azulik, escolhido pelo casal para ser a estadia.

O hotel foi praticamente todo construído em madeira e dá aos turistas a impressão de dormir em uma casa na árvore. A proposta é viver à moda antiga em uma imersão naturalista. “O equilíbrio é incrível porque ao mesmo tempo em que tudo é natural, também é algo muito sofisticado, encantador e diferente do que estamos acostumados”, diz. 

O casal visitou o Kin Toh, restaurante que elegeu como um de seus favoritos. Além da comida que mescla referências maias e mexicanas, o espaço chama a atenção pelos ambientes que lembram ninhos de pássaros sob as árvores. Para comer, a experiência é toda sensorial: o jantar de alto padrão é servido à luz de velas e o conjunto da obra favorece a impressão de uma noite no meio da floresta. Aliás, vale à pena esperar o pôr do sol, avisa Manu.

Deborah Cunha (@deborahcunhads)

A farmacêutica Deborah Cunha também se aventurou pelo destino paradisíaco graças à uma surpresa do marido, o também farmacêutico Reinan Oliveira, como presente de lua de mel. O casal também se hospedou no hotel Azulik e se encantou com os cenotes – as “piscinas” naturais de água cristalina que surgiram de formações rochosas por toda a região de Tulum.  

Para Deborah, “a viagem foi perfeita e os mexicanos são bastante receptivos. O Azulik tem uma estrutura totalmente diferente do convencional e é algo que só indo para conseguir explicar. O hotel está à beira do mar em uma praia praticamente privada, e o Ken Toh tem aquela vista super privilegiada. Foi uma delícia aproveitar essa proposta de integração com a natureza”, complementa.

Crédito: Arquivo Pessoal

Lili Marinho (@dralilimarinho)

Aos 28 anos, a médica Lili Marinho nunca deixou de sonhar. Inspirada pela mãe, seu exemplo de mulher forte e corajosa, a Nutróloga e Endocrinologista sempre amou viajar e viver novas experiências. Ela escolheu o destino para ir com o noivo, nas férias de fim de ano. Juntos, o casal viu de perto a magia dos passeios, restaurantes, baladinhas, ruínas históricas e cenotes – que ela recomendou a visita de olhos fechados. Aliás, a médica fez uma lista de dicas que valem a pena guardar: 

Dicas:

Aconselho pegar um hotel na zona hoteleira porque é lá onde ficam os melhores bares e beach clubs. Alguns hotéis são: Selina Tulum, Maya Tulum, Coco Tulum, Ahau Tulum, Papaya Playa Project, Azulik e Diamante K. Lá tem muitas opções e hotéis lindos com uma energia surreal. Mas vale lembrar, que poucos hotéis tem secador, ar-condicionado e TV. Lá você se conecta com a natureza e desapega um pouco dessas coisas. 

Também tem muitas opções de restaurantes, tem uma rua cheia deles. Indico: Rosanegra, Casa Banana, Casa Jaguar, Kin Toh, Gitano e Macario. Tem ainda os beach clubs mais animados, com esse estilo de baladinha pé na areia: Taboo, Tantra e Papaya Playa Project. Se a pedida for algo mais tranquilo, também tem uns muito bons, como Selina Beach, Gitano Beach e Ahau Beach.  

Tire um dia pra alugar uma bike e conhecer cada cantinho de Tulum. Alugar um carro é uma ótima opção. Taxi por lá é bem caro e eles colocam o preço que querem, além disso é tranquilo pra alugar porque eles aceitam nossa CNH. Não deixe de levar, tanto dólar quanto peso mexicano, porque em alguns lugares vale a pena pagar com dólar e outros com a moeda local. E o principal: vá sem preocupação, para se desconectar do mundo e aproveitar cada lugar surpreendente que aquela cidade nos proporciona.

  • Compartilhe: