CLUB ADORO: 5 dicas de Syrah para celebrar essa joia de uva

 

Syrah, Shiraz, Sirah, Sirac. Você pode chamá-la como quiser, só não tem como não se apaixonar por essa uva, que tem a origem diretamente ligada ao Norte do vale do rio Rhône, entre a França e a Suíça e é uma das mais antigas castas cultivadas, sendo hoje uma das cepas tintas mais plantadas no mundo.

Os vinhos resultantes da Syrah se destacam pelo seu aroma e buquê. Do Rhône à África do Sul, passando pela Sicília, na Itália; Portugal; Chile e Austrália são inúmeros os estilos de vinhos elaborados devido aos mais diversos terroirs em que as videiras são plantadas. No Brasil, a uva é plantada em algumas regiões, com destaque para o Vale do São Francisco, Sul do estado de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, mas ainda é insipiente.

A Syrah é uma uva de personalidade forte. Os vinhos feitos a partir dela, normalmente, apresentam bom corpo, são potentes e cheios de sabor. Suas notas mais características variam entre frutas negras, como mirtilos e amoras, violetas e azeitonas pretas, além de especiarias picantes, muitas vezes pimenta preta.

Confira 5 vinhos elaborados com esta cepa selecionados pela equipe da Bon Vivant. Degustado cada um deles é possível conhecer o terroir do Vale do São Francisco, Serra Gaúcha e Sul de Minas Gerais.

1- Miolo Single Vineyard Syrah

2 – Valmarino Shiraz

3- Almaúnica Reserva Syrah

4- Luiz Argenta LA Jovem Shiraz

5 – Gran Reserva Syrah

Com informações do portal Bom Vivant

  • Compartilhe: