Churrasco gourmet: brasileiros estão cada vez mais exigentes e apostam em cortes nobres para fazer valer essa paixão nacional

Aquele tempo em que para fazer um bom churrasco, bastava uma peça de picanha, linguiça ou maminha, ficou no passado. Hoje, o brasileiro deu um up e atualizou todas as definições de churrasco, apostando em cortes nobres que fazem a diferença, nesse que é um dos passatempos preferidos dos brasileiros.

Na contramão da crise, os números do churrasco no Brasil explodiram e seguem crescendo desde o início da pandemia, em 2020, quando houve um aumento de 30% nas vendas dos cortes premium, segundo dados da Marfrig. O mesmo aconteceu com as pesquisas sobre o assunto no Google, que atingem níveis cada vez maiores, mostrando que a tendência para 2022 é de progressivo aquecimento no setor.

Crédito: Divanildo Silva

Esse aumento nas vendas também foi sentido por Andressa Fraga, proprietária da Prime Beef – loja especializada em carnes nobres – localizada em Luís Eduardo Magalhães (BA). A empresária defende que a curiosidade e o espírito do brasileiro ajudaram a impulsionar as vendas nesse período: “Todo brasileiro é um assador de carne, cada um com seu jeito e estilo, mas todos são churrasqueiros. As pessoas começaram a aprender novos cortes pela internet, o que fez com que os frigoríficos passassem a divulgar esses cortes especializados. O resultado foi um aumento na curiosidade e na vontade de degustar novos sabores.” 

Segundo Andressa, a principal qualidade da carne está no marmoreio, que são aqueles frisos brancos na parte interna, que indicam a quantidade de gordura boa da peça e que garante a maciez e a estrutura. Ela diz que os cortes mais vendidos são provenientes da Argentina e do Uruguai: “As pessoas preferem as peças do gado da raça Angus, pela qualidade. Além disso, compram muito os assados de tira, bife de chorizo e ancho. Mas, vale ressaltar que a campeã ainda é a picanha, que nunca perde a majestade e segue sendo a protagonista quando o assunto é procura.”

Para incrementar ainda mais, vale a pena investir em molhos, temperos e acompanhamentos. Isso dá uma roupagem nova ao jeito antigo de servir o churrasco tradicional. Se não sabe por onde começar, aposte no chimichurri, muito usado pelos hermanos uruguaios e argentinos. 

Mas, de nada adianta ter na churrasqueira cortes nobres e importados, se o equipamento do churrasco não for o indicado para preparar todas essas carnes de qualidade superior. “Sempre é válido investir em utensílios de primeira qualidade, como facas especiais e garfos. Uma boa marca é a SG. Isso faz toda diferença para garantir a qualidade e o sabor dos cortes”, finaliza Andressa.

Crédito: Divanildo Silva

@primebeeflem_

  • Compartilhe: