Alta qualidade de sementes: saber escolher pode fazer a diferença no resultado final da lavoura

Para alcançar o sucesso de uma lavoura são necessários muito esforço, pesquisa e investimento, mas o que muita gente não sabe, é que investir em sementes de alta qualidade pode garantir mais eficiência, sustentabilidade e principalmente, lucratividade. O motivo é que essas sementes são as que apresentam as maiores taxas de germinação, vigor, sanidade, pureza, uniformidade de forma e tamanho, além de outras características.

Laerte Baechtold é o sócio proprietário, diretor e fundador da Ciaseeds, que há 20 anos, atua no Oeste da Bahia na produção e comercialização de sementes de alta qualidade. A empresa é responsável pela Multiplicação e Beneficiamento de Sementes de Soja e Algodão, ajudando a Bahia a conquistar o 2º lugar entre os maiores produtores de algodão do Brasil e um dos destaques da sojicultura nacional, multiplicando sementes de soja e algodão.

De acordo com Laerte, para obter uma semente de alta qualidade é preciso garantir o alto poder de vigor e germinação, com uma visão sustentável e sempre prezando pela qualidade: “É ideal estabelecer um bom estande inicial da lavoura, escolhendo sementes de alta qualidade e isso só é possível citando a escolha do material varietal, a área de produção, planejando as datas de semeadura, a pureza genética e o correto manejo fitossanitário.”

Crédito: Junior Ferrari

Laerte explica, que para uma semente germinar, é necessário um ambiente adequado: “A produção de sementes requer cuidados especiais que vão desde o estabelecimento dos campos de produção até a entrega ao cliente. É preciso utilizar sementes de origem idônea, escolher a área pelo histórico e condições edafoclimáticas, definir a época e a densidade adequadas para a semeadura e preparar bem o solo. Além disso, não podemos esquecer do isolamento adequado do campo para evitar contaminação, do manejo e dos cuidados fitossanitários, além das inspeções nos campos de produção.”

O diretor da Ciaseeds acrescenta que a colheita é realizada ao atingir a umidade ideal da semente, com acompanhamento de dano mecânico e atenção na limpeza e regulagem de máquinas: “ Nós fazemos esse monitoramento da qualidade da semente através de análises em laboratório e depois encaminhamos essas sementes para a retirada de impurezas, materiais indesejáveis, a fim de padronizar os lotes formados. As condições do armazenamento são fundamentais, com baixa temperatura e umidade.”

Todos esses processos são aplicados na Ciaseeds e é o que garante a entrega de sementes com qualidades físicas e fisiológicas superiores às do mercado: “Acompanhamos de perto, com muito zelo, cada etapa, desde o plantio até o armazenamento e tratamento das sementes, para entregar ao produtor rural as melhores cultivares de soja e algodão, com alta tecnologia para gerar a melhor produtividade. Zelamos ainda pelos serviços  de logística e acompanhamento técnico de pós-venda eficiente, que fazem total diferença no processo produtivo”, finaliza.

@ciaseeds

  • Compartilhe: