A importância de exames gestacionais faz laboratórios investirem em serviços exclusivos

A gravidez é um período cheio de descobertas e transformações, mas sem dúvidas, é o momento no qual a mulher mais realiza exames médicos e laboratoriais. O motivo é que os exames de pré-natal são de extrema importância durante a gravidez e tem como objetivo cuidar da saúde do bebê e da gestante ate o momento do parto, garantindo assim, uma gestação tranquila e saudável. Além disso, é nessa fase que acontece a prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas quanto fetais, como HIV, hepatites virais, herpes, citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose e sífilis. 

Cada fase pede diferentes tipos de exames. Alguns são específicos e outros são obrigatórios, como a determinação do tipo sanguíneo e o hemograma completo, cujo objetivo é investigar a anemia através da dosagem hemoglobina e hematócrito, além de avaliar a existência de infecções. Já o exame de glicemia no pré-natal serve para o rastreio da diabetes mellitus gestacional.

A importância do pré-natal é comprovada, prevista em lei e regulamentada pelo Ministério da Saúde.

No meio dessa maratona, o Laboratório INLAB de Barreiras (BA) resolveu investir em um espaço exclusivo para o atendimento dessa faixa da população. Tudo para garantir mais acolhimento e rapidez para a gestante durante a realização dos exames. O local possui uma sala totalmente equipada para receber as futuras mamães com mais conforto e praticidade. O espaço conta com poltronas reclináveis e televisor para oferecer bem-estar e tranquilidade para gestantes que precisam passar mais tempo no laboratório. Segundo o bioquímico e diretor geral Dr. Dalton Junior, o local atende em média 15 gestantes por dia: “Elas buscam os nossos serviços desde o início, com a realização do exame Beta HCG para descoberta da gravidez, seguindo logo com o exame de sexagem fetal, que descobre o sexo do bebê e pode ser feita a partir da oitava semana de gestação. Após isso, iniciamos uma série de exames importantes que garantem a saúde dela e do bebê.” 

Dalton acrescenta que alguns exames são cansativos e demorados, por isso a importância de oferecer um espaço adequado: “A curva de tolerância à glicose é um exame no qual a mulher precisa passar de 2 a 3 horas no laboratório e por isso investimos em um lugar só para elas, climatizado, onde poderão assistir filmes ou séries com todo aconchego e carinho. Ao final elas ainda recebem um desjejum especial com todas as regalias possíveis.  O melhor é que ainda oferecemos descontos para aquelas que optam por realizar todos os exames conosco”, conta ele.

VEJA ALGUNS EXAMES LABORATORIAIS OBRIGATÓRIOS NO PRÉ NATAL:

Exame de Urina – Nos 1º, 2º e 3º trimestre da gestação: Serve para detectar uma eventual infecção urinária e a presença de proteínas que podem indicar tendência a desenvolver pré-eclâmpsia. Dois exames de urina fazem parte da avaliação básica do pré-natal: Sumário de urina ou Urina Tipo I, e a Urocultura com antibiograma. 

Triagem de estreptococo beta-hemolíticoEntre a 34ª e a 37ª semana: Serve para descobrir eventual infecção causada pela bactéria estreptococo do grupo B que pode ser transmitida para o bebê no nascimento.

@inlabdiagnostico

  • Compartilhe: