A voz que transforma

CONHEÇA SURAMA JURDI, UM DOS NOMES MAIS FORTES NO PAÍS EM EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

Texto: Louise Calegari

Quando Surama Jurdi fala, dificilmente é possível prestar atenção em outra coisa. A voz forte e empoderada constrói palavras que vão direto no ponto crucial de quem se arrastou por meses, talvez anos, para mudar. E essa é mesmo a especialidade dela: transformar atitudes para alavancar resultados. Com seus discursos, palestras e métodos inovadores, Surama conseguiu aperfeiçoar o rendimento de aproximadamente 300 mil profissionais em mais de 20 anos atuação na área da educação empresarial.

Além de empresária, Surama é pesquisadora, palestrante e mentora. A sua formação profissional engloba cursos no Disney Institute, na Harvard Business School e na Harvard Club, tanto em Boston, como Nova York. Ela participou ainda, de workshops e estudos de Casos no centro de treinamentos da NASA, para se aprofundar no conceito “Erro Zero”. A expertise a fez criar o Surama Jurdi Experience Learning, metodologia exclusiva que aplica em seus concorridos programas de educação empresarial, palestras, missões internacionais e consultorias.

Surama explica que tem um conceito diferente que é passado com exclusividade nos programas: “Eu trabalho pelo resultado sustentável. Pra mim não adianta apenas alcançar um único objetivo. É preciso atingir as metas e manter a atuação em níveis de excelência. Essa é a minha pegada, essa é a minha batida.” 

Aos poucos, Surama foi observando e percebeu que não bastava apenas treinar os profissionais da ponta, precisava atingir as altas liderança para que o trabalho fosse mais eficaz e duradouro. “Quando eu comecei somente aplicando a metodologia na área de vendas eu observei que o resultado era ótimo, mas era apenas de curto prazo, para uma campanha especifica, como natal por exemplo. Decidir mudar de estratégia e começar pelos líderes, porque a estrutura e o coração da empresa estão justamente aí, como ela mesmo fala: “Se há uma liderança forte, existe uma equipe forte. Eu percebi que era preciso ampliar a visão dessas pessoas, para que atingíssemos todos os níveis da organização, colocando todos num mesmo rumo.”

Com a ideia na mão, ela começou os questionamentos e a procura por respostas em vários lugares do planeta: “Eu já viajava muito e resolvi intensificar isso para buscar as melhores estratégias e as referências. Visitei empresas internacionais e decidi montar programas para levar as lideranças de organizações brasileiras para verem de perto como funcionavam as operações nessas empresas líderes nos mercados mundiais”, conta ela. 

Surama estudou mais de 500 casos de grandes empresas nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África. Ela conseguiu adentrar em mais de 30 marcas como Disney, Apple, Nike, Ikea, Harley-Davidson, Whole Foods e Lego, por exemplo. Foi quando surgiram as missões internacionais que já atenderam mais de 3500 alunos. “Viajo praticamente todos os meses. Visito empresas para entender como funcionam as gestões, como constroem as suas lideranças e ganham velocidade nas vendas e quais estratégias utilizam para se manterem líderes de mercado. Minha vida inteira é dedicada a estudar com profundidade essas grandes organizações”, explica a consultora.

Essas informações são passadas e discutidas in loco, na prática, nas chamadas missões, que acontecem anualmente. Algumas são fixas para destinos como Nova York, Dubai e Disney. Outras são para vivências especiais no Vale do Silício, Índia, África do Sul, Marrocos, Alemanha e Portugal. Em todas as edições as vagas são esgotadas rapidamente: “As minhas missões internacionais são diferentes e trazem um resultado absurdo para os nossos clientes, tanto que no último evento, que fizemos em Dubai, 90% dos clientes eram ex-alunos. Os outros 10% eram de empresários indicados por eles.”

Além dos programas com aulas práticas em outros países, Surama Jurdi também faz os chamados Big Shows e palestras. São mais de 14 temas específicos para atender as demandas de cada evento. A sua empresa presta ainda consultoria no Brasil, em programas de Educação Continuada: “eu não trabalho com consultores externos. Eu mesma faço toda a inteligência e estratégia desses projetos, que as vezes duram, dois, três anos. Entramos de cabeça nessas empresas e as transformamos. 100% dos clientes alcançam resultados espetaculares. A gente constrói cases de sucesso”, explica. Ela acrescenta ainda, que “para melhorar tanto a área de gestão como a de comportamento das lideranças, os programas precisam ser agressivos, imersivos e transformadores. “

Para ela, existem 4 áreas que devem estar muito bem alinhadas com o valor e o propósito da empresa, na plantação de uma cultura ideal de serviços: a comunidade, a equipe, os fornecedores e os clientes. “Nós temos que falar a mesma coisa pra todo mundo. Todas as esferas precisam entender quem você é na pratica e na essência. Isso dá muito trabalho e envolve toda a organização na construção desse projeto” – diz a empresária.

Hoje, ao olhar pra o caminho que percorreu, Surama não se surpreende por ter sucesso e ser uma das profissionais brasileiras mais influentes e disputadas na área. Ela conta que nunca sentiu dificuldade porque nunca achou que seria difícil: “meu pai dizia para a gente nunca abaixar a cabeça pra ninguém, pois nós somos aquilo que entregamos, o que conhecemos.  O nosso conhecimento é algo que ninguém tira e se temos um conhecimento que é só nossos, as pessoas seguramente vão querer nos ouvir. Isso me fez conseguir um posicionamento de respeito no mercado. Eu sou tão focada e obstinada no resultado das instituições que não paro até conseguir atingir o objetivo.”

Sobre a sua personalidade ela é direta: “sou uma mulher forte, de uma fala alta e forte. Toda a minha descendência é libanesa e italiana. Então eu sou dinâmica, e agressiva e nem um pouco mansa. Sou amorosa, mas não sou delicadinha.” 

Sobre o segredo do sucesso, Surama entrega: “Eu falo o que as pessoas precisam ouvir e não o que elas querem. As vezes dói, mas eu falo mesmo assim e isso faz a diferença e gera a grande transformação. Eu me doo 200% em tudo o que eu faço e quero tocar na alma dos empresários.” Já quando o assunto é sonhos, ela não pensa duas vezes: “Eu quero mudar o mundo, conectar as pessoas com tudo que existe de melhor e criar ainda mais casos de sucesso. Essa é a minha principal meta principal.”

@suramajurdi

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