ADORO CONVIDA: MÁRCIO VICTOR

VOCALISTA DO PSIRICO DECLARA SEU AMOR POR BARREIRAS, FALA SOBRE A CARREIRA E CONTA COM EXCLUSIVIDADE OS PROJETOS PARA 2022

Texto: Louise Calegari

Você pode até não ser amante da Axé Music, mas com toda certeza, já se pegou cantarolando alguma música chiclete do Psirico. O grupo é uma verdadeira fábrica de hits e feats de sucesso, que embalam foliões no carnaval e baladas o ano inteiro. De Lepo Lepo à Jogação (em parceria com a cantora Anitta), na voz de Márcio Victor, não tem uma canção que não estoure e caia no gosto do povo.O cantor e percussionista Márcio Victor falou com exclusividade à revista ADORO! Vem ver o que ele disse sobre a vida, a carreira e as novidades.

Desde o início da pandemia da COVID-19, o setor do entretenimento foi um dos que mais sofreram prejuízos, com produções e eventos que precisaram ser cancelados de repente. Como foi enfrentar esse período de isolamento social?

De fato, o setor do entretenimento foi e vem sendo muito castigado, esquecido e maltratado injustamente. Somos profissionais sérios, temos formação profissional para organizar os eventos e toda a sua parte administrativa. Vai além do artista. São muitas famílias que vivem desse trabalho. Poucos políticos tiveram atitudes em prol do povo do nosso setor. Pra turma que trabalha com música foi muito difícil ficar distante do que ama e pra mim foi exatamente assim. Eu fiquei muito triste nos primeiros dias, mas acabei me acostumando aos poucos. Eu gosto muito de ficar em casa e aproveitei pra cuidar do meu espaço. Consegui produzir muito, mesmo isolado, porque estávamos mesmo na época de fazer isso, que antecede o verão. Eu estou vacinado e cheguei a ter Covid, mas sem sintomas.

A Pandemia transformou o jeito de fazer negócios e de socializar. Como foi para o mundo da música?

Tivemos que nos reinventar e isso aconteceu desde o início da pandemia, porque se você reparar, a música está em toda as partes, na vida das pessoas, no som da novela, no filme, no teatro, ainda que virtual. Nos digitalizamos, fomos ainda mais para a internet e percebemos que tínhamos uma responsabilidade ainda maior, num momento em perdemos tantas pessoas que a gente gostava. Sentimos o pesar e precisávamos de alguma maneira criar e levar alegria, felicidade e isso, só a música consegue.

Nas redes sociais dá pra ver as inúmeras mensagens de fãs que estão morrendo de saudade, principalmente da cidade de Barreiras, Oeste da Bahia. Quando você volta ao município?

Barreiras é um lugar especial demais no meu coração, como cidade, como povo, como cultura. Aliás, a aceitação da cultura desse lugar eu respeito muito. A cidade tem excelentes artistas, músicos, modelos que representam Barreiras no país e no mundo inteiro. O Psirico tem uma conexão muito forte com lugares assim. É muito amor mesmo. Em todas as vezes que fomos em barreiras eu não me lembro de um show que estivesse lotado. O povo vai. A galera sai de longe, de suas casas, reúne os amigos a família, chama todo mundo. Às vezes, um não tem dinheiro e o outro paga para ele. Eu agradeço muito à Deus por essa conexão. Aliás eu tenho boas histórias sobre Barreiras.

Como assim? Agora a gente também quer saber!

É uma história muito louca. Uma vez nosso jatinho teve um problema para descer no aeroporto, mas no fim deu tudo certo. Enquanto a situação se resolvia, Ivete Sangalo que estava no palco, acabou esticando um pouco mais o show, para dar tempo de a gente chegar. Nós desembarcamos e recebemos todo o cuidado e apoio, desde os pilotos, até os funcionários do aeroporto. Foi um dos maiores shows da minha vida. Só de falar eu me arrepio. Uma outra situação foi quando a banda de Bell Marques não conseguiu chegar a tempo e aí foi a nossa banda, o Psirico, que fez o show com ele. Isso foi histórico, ficou marcado pra sempre no coração da gente.  Ah! E ainda tem uma outra história! Uma vez eu fui cantar na cidade e tinha uma senhora na entrada do palco e com uma coisa na mão. Eu perguntei o que era, então ela explicou que havia feito uma cocada pra mim. Rapaz, eu comi a cocada antes de subir no palco e eu me lembro até hoje do sabor afetivo pra mim. Inclusive não tenho mais contato com essa senhora, mas espero que ela esteja bem e com saúde. São muitas, muitas histórias. Sabe que se eu não morasse em Salvador, seguramente moraria em Barreiras, porque é uma cidade maravilhosa, muito linda. Eu espero que essa conexão com meus fãs daí nunca acabe, porque quero todos comigo, quero fazer de novo aquele arrastão que a cidade já conhece e já virou tradição.

Eu já estive em sua casa e já vi seu estúdio e os inúmeros instrumentos que você toca. Você, além de cantor é um multi instrumentista talentosíssimo. O que significa a música para você?

Ah! Eu amo fazer música, me entrego de corpo e alma e amo juntar na minha casa, por todos os cantos vários instrumentos. Pra mim é um talento divino do qual eu sou muito feliz e grato por ter. Eu desenvolvi isso de uma forma muito natural, estudando muito e buscando o meu ritmo, a minha cultura, sempre valorizando as minhas referências da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury e tantos outros amigos e artistas que me influenciam demais.

Mas e o segredo para lançar um hit atras do outro? Como é esse processo da criação de uma música de sucesso?

Olha, o hit ele não tem forma. A gente sente a inspiração, o sopro divino vem e os flashes começam a se ligar. A música de sucesso é entendida por todos, é como se a gente falasse e todos entendessem, dos mais velhos às crianças. Aí junta a letra, o som, a coreografia e música estoura. Como o Lepo Lepo, por exemplo, une todas as idades e todos dançam, e agora, com todo o respeito, ate os padres! A gente fez o Padre Fábio de Melo dançar!

Isso deu o que falar, hein? A internet parou para ver o padre famoso dançando Lepo Lepo…

A gente fez essa brincadeira durante a gravação de um programa e acho que o Padre Fabio aceitou muito bem. Teve uma galera chata na internet criticando, mas nós levamos na esportiva e todo mundo se divertiu, pois fé é uma palavra de Deus e a fé está acima do respeito.

O ano já começou com lançamento de música e muito trabalho, com a volta da rotina aos poucos. Como estão os planos do Psirico para 2022?

Os nossos planos pra 2022 são os melhores. Eu tenho muita fé, mesmo em meio à tanta tragedia. Eu acredito que a daqui a pouco vai abrir um mar de positividade para todos nós. Chega de sofrimento. É isso que eu espero para o ano. Eu sou uma pessoa muito positiva, mesmo nas dificuldades, na dor, a gente sempre acaba aprendendo. Nós já gravamos um feat com a banda Diretoria DDP do Rio de Janeiro, chamada “Dia de Praia”, outra parceria no DVD de Daniel Caon que um artista que está estourado e ainda “Na Sequência” com a cantora Daya Luz. Para quem ama aquele cavaquinho das antigas do Psirico, gravamos “Swingueira Venenosa” e para embalar o verão tem o hit “ Esqueça Tudo.” Dancem, gravem, marquem a gente nas redes sociais! Quero ver todo mundo participando! E aviso logo, olha que vem muito mais por aí, a gente não vai parar!

@psirico

  • Compartilhe: